Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrunoGarciaSantana_Mateus EduardoSantosRibeiro_tcc.pdf3,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação de permutador de calor solo-ar (EAHE) para melhorar o conforto térmico de edificações
Autor(es): Santana, Bruno Garcia
Ribeiro, Mateus Eduardo Santos
Orientador(es): Christakou, Evangelos Dimitrios
Assunto: Construção civil
Conforto térmico
Edificações - desempenho térmico
Energia geotérmica
Sustentabilidade
Permutadores térmicos
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: SANTANA, Bruno Garcia; RIBEIRO, Mateus Eduardo Santos. Implementação de permutador de calor solo-ar (EAHE) para melhorar o conforto térmico de edificações. 2019. ix, 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho surgiu do interesse de otimização do desempenho energético de edificações destinadas ao ensino, com enfoque no conforto térmico dos usuários, utilizando para esse fim, soluções sustentáveis dos pontos de vista ambiental e econômico como as que utilizam a energia disponível da terra (energia geotérmica). Inicialmente foi realizada uma revisão teórica acerca dos aspectos que influenciam o desempenho térmico das edificações, dentre eles, variáveis climáticas, variáveis arquitetônicas, zoneamento bioclimático e variáveis de conforto térmico. Na segunda parte da revisão teórica foram abordados os conceitos que dão suporte ao estudo dos sistemas de ventilação geotérmica, como inércia térmica, tipos de energia geotérmica, histórico do uso de permutadores de calor solo-ar, configurações existentes, princípios de funcionamento, vantagens e desvantagens desse sistema e uma breve revisão sobre os estudos de modelagem e desempenho realizados até o presente momento. Por fim, é sugerida uma metodologia que emprega o software mais difundido em estudos de simulação energética e recomendado pela norma NBR 15575-2013, o EnergyPlus, juntamente com a interface gráfica DesignBuilder. com uma previsão de quais os parâmetros de entrada desses softwares que permitirão a avaliação de desempenho térmico e a quantificação da eficácia da solução de climatização passiva adotada. Espera-se, portanto, que a solução de permutadores de calor soloar forneça à edificações estudadas, uma diminuição da temperatura média dos ambientes nos períodos mais desfavoráveis do ano acarretando em menor uso de climatizador ativo (arcondicionado) e que a sensação de conforto térmico dos usuários alcancem valores próximos aos satisfatórios. Para isso, serão feitas simulações da utilização do permutador de calor soloar no Pavilhão João Calmon, edificação com salas de aula do campus Darcy Ribeiro da UnB, e em uma habitação unifamiliar fazendo uso dos softwares citados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.