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dc.contributor.advisorAndrade, Michelle-
dc.contributor.authorArai, Alexandre Jun de Castro-
dc.identifier.citationARAI, Alexandre Jun de Castro. Comparação dos elementos previstos para as “rodovias que perdoam” da CEDR com as normas brasileiras. 2019. xi, 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractSegundo o Internacional Transport Forum (ITF) os acidentes de trânsito têm impacto devastador no mundo inteiro, de forma que todo ano morrem 1,25 milhão de pessoas nas rodovias com entre 20 e 50 milhões gravemente feridas, causando uma perca econômica gigantesca na ordem de 2 a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país. Então esses dados mostram que mortes no trânsito e acidentes graves são inaceitáveis tanto socialmente quanto economicamente. Com esse paradigma em vista foi criada a Visão Segura para reduzir os acidentes graves e mortes no trânsito a zero na Suécia. Posteriormente, em conjunto com o modelo de desenvolvimento sustentável criou-se o sistema seguro. Nesse sistema seguro toda a cadeia produtiva desde o projetista até os gestores das rodovias tem culpabilidade pelo acidente, gerando a necessidade de rodovias mais seguras desde o projeto. Essas rodovias mais seguras são as rodovias autoexplicativas e que perdoam. O presente trabalho traz um estudo sobre o conceito inerente ao conceito das rodovias que perdoam, verificando quais elementos são necessários para perdoar os erros dos motoristas e reduzir as consequências dos acidentes. Dessa forma é realizada uma análise dos elementos previstos para as rodovias que perdoam descritos no documento da CEDR (2013) e os compara com elementos previstos nas normas e manuais brasileiros, de forma a viabilizar a identificação de elementos relevantes para a segurança das rodovias e que não são ainda contemplados nas normativas brasileiras. A análise entre a normativa e manuais brasileiros com o documento da CEDR (2013) abrange 18 pontos, dos quais apenas 5 já são abordados de forma satisfatória nos documentos brasileiros. Dessa forma, 15 de 18 pontos (72% do total) não são abordados, possibilitando concluir que as normas e manuais brasileiros tem elementos condizentes com o conceito de rodovias que perdoam, porém confirma que o país e está muito aquém do necessário para efetivamente propiciar a segurança requerida na infraestrutura rodoviária brasileira. Diante disso, evidenciase a necessidade de desenvolver estudos para analisar esses conceitos e possibilitar uma melhor averiguação sobre cada elemento para o contexto brasileiro, de forma que seja possível demonstrar o impacto qualitativo e quantitativo das limitações das normas e manuais brasileiros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRodoviaspt_BR
dc.subject.keywordSegurança viáriapt_BR
dc.titleComparação dos elementos previstos para as “rodovias que perdoam” da CEDR com as normas brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-30T12:49:30Z-
dc.date.available2020-07-30T12:49:30Z-
dc.date.submitted2019-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25165-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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