Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25153
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MauricioJoseSoares_MuriloRisdenAlves_tcc.pdf2,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de sistemas construtivos em edificações de interesse social
Autor(es): Soares, Maurício José Real Martins de Lemos
Alves, Murilo Risden
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Habitação popular
Análise comparativa
Lajes
Edificações
Programa Minha Casa Minha Vida
Construção civil
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: SOARES, Maurício José Real Martins de Lemos; ALVES, Murilo Risden. Avaliação de sistemas construtivos em edificações de interesse social. 2018. ix, 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O estudo de sistemas de lajes em edificações de interesse social vem se tornando tema relevante no atual mercado da construção civil. Segundo Freitas (2010), a quantidade de edificações que possuem um viés voltado a habitações populares vem apresentando um crescimento considerável nos últimos anos, sendo este devido, além de outros motivos, ao aumento de crédito e dos recursos no Programa Minha Casa Minha Vida. No entanto, os profissionais e responsáveis por este tipo de construção muitas vezes não buscam soluções alternativas, apenas repetindo as convencionalmente utilizadas. Devido a esse fato, o presente estudo propõe um modelo de avaliação comparativa entre um sistema convencional de lajes – lajes treliçadas – e outros dois sistemas não-convencionais – lajes alveolares protendidas e lajes BubbleDeck. Com a definição de um projeto padrão e a consequente restrição do escopo, foram coletados dados suficientes para que fosse feita uma comparação técnica e econômica entre os 3 sistemas. Tal análise comparativa visou indicar a viabilidade de adoção de um sistema não convencional em substituição do sistema de lajes tradicionalmente utilizado em habitações de interesse social na RIDE do Distrito Federal – apresentando vantagens e desvantagens de cada sistema – e evidenciando o consequente impacto nos custos gerais, além de ter verificado a compatibilidade técnica e operacional do modelo proposto. A avaliação de viabilidade técnica comparou as tipologias nos quesitos projetos, insumos requeridos, mão de obra necessária, tempo de execução e preço do metro quadrado, chegando-se a conclusão que o sistema de lajes tradicional possui ampla vantagem nos quesitos citados e que as tipologias não convencionais não se destacam positivamente em uma possível implementação. Como nenhuma das tipologias não convencionais mostrou-se vantajosa na substituição do sistema tradicional, realizou-se uma análise de mercado com uma empresa que atua no ramo de habitações populares do Distrito Federal, visando verificar seu posicionamento perante o mercado e seus concorrentes. Foram obtidos, então, seus dados e foi feita uma comparação com outra empresa similar e com dados advindos do SINAPI, concluindo-se que a empresa participante da pesquisa está bem posicionada quando em comparação a seus concorrentes, mas pode melhorar seu processo de compra de insumos, visando aproximar seus valores aos do SINAPI. Em geral, constatou-se que as lajes treliçadas ainda são as mais viáveis na execução de empreendimentos com padrão popular na RIDE do DF. Buscou-se, desta maneira, auxiliar principalmente pequenas e médias empresas do ramo a desenvolverem e aperfeiçoarem seus processos construtivos, oferecendo ao consumidor final um produto de melhor qualidade e obtendo um maior retorno financeiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.