Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa | - |
dc.contributor.author | Soares, Maurício José Real Martins de Lemos | - |
dc.contributor.author | Alves, Murilo Risden | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Maurício José Real Martins de Lemos; ALVES, Murilo Risden. Avaliação de sistemas construtivos em edificações de interesse social. 2018. ix, 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo de sistemas de lajes em edificações de interesse social vem se tornando tema relevante no atual mercado da construção civil. Segundo Freitas (2010), a quantidade de edificações que possuem um viés voltado a habitações populares vem apresentando um crescimento considerável nos últimos anos, sendo este devido, além de outros motivos, ao aumento de crédito e dos recursos no Programa Minha Casa Minha Vida. No entanto, os profissionais e responsáveis por este tipo de construção muitas vezes não buscam soluções alternativas, apenas repetindo as convencionalmente utilizadas. Devido a esse fato, o presente estudo propõe um modelo de avaliação comparativa entre um sistema convencional de lajes – lajes treliçadas – e outros dois sistemas não-convencionais – lajes alveolares protendidas e lajes BubbleDeck. Com a definição de um projeto padrão e a consequente restrição do escopo, foram coletados dados suficientes para que fosse feita uma comparação técnica e econômica entre os 3 sistemas. Tal análise comparativa visou indicar a viabilidade de adoção de um sistema não convencional em substituição do sistema de lajes tradicionalmente utilizado em habitações de interesse social na RIDE do Distrito Federal – apresentando vantagens e desvantagens de cada sistema – e evidenciando o consequente impacto nos custos gerais, além de ter verificado a compatibilidade técnica e operacional do modelo proposto. A avaliação de viabilidade técnica comparou as tipologias nos quesitos projetos, insumos requeridos, mão de obra necessária, tempo de execução e preço do metro quadrado, chegando-se a conclusão que o sistema de lajes tradicional possui ampla vantagem nos quesitos citados e que as tipologias não convencionais não se destacam positivamente em uma possível implementação. Como nenhuma das tipologias não convencionais mostrou-se vantajosa na substituição do sistema tradicional, realizou-se uma análise de mercado com uma empresa que atua no ramo de habitações populares do Distrito Federal, visando verificar seu posicionamento perante o mercado e seus concorrentes. Foram obtidos, então, seus dados e foi feita uma comparação com outra empresa similar e com dados advindos do SINAPI, concluindo-se que a empresa participante da pesquisa está bem posicionada quando em comparação a seus concorrentes, mas pode melhorar seu processo de compra de insumos, visando aproximar seus valores aos do SINAPI. Em geral, constatou-se que as lajes treliçadas ainda são as mais viáveis na execução de empreendimentos com padrão popular na RIDE do DF. Buscou-se, desta maneira, auxiliar principalmente pequenas e médias empresas do ramo a desenvolverem e aperfeiçoarem seus processos construtivos, oferecendo ao consumidor final um produto de melhor qualidade e obtendo um maior retorno financeiro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habitação popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise comparativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lajes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Edificações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Minha Casa Minha Vida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Construção civil | pt_BR |
dc.title | Avaliação de sistemas construtivos em edificações de interesse social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-30T11:54:12Z | - |
dc.date.available | 2020-07-30T11:54:12Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25153 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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