Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25142
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Web_2018_DiogoCavalcante_PedroHenriqueVasconcelos_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)2,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de impressões digitais utilizando modelos mistos
Autor(es): Cavalcante, Diogo Moreira Chaves
Vasconcelos, Pedro Henrique Barros
Orientador(es): Correia, Leandro Tavares
Assunto: Modelos lineares mistos
Impressões digitais
Espectrometria de massas
Software R
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: CAVALCANTE, Diogo Moreira Chaves; VASCONCELOS, Pedro Henrique Barros. Análise de impressões digitais utilizando modelos mistos. 2018. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo a utilização de modelos lineares mistos e suas extensões acerca de um banco de dados de impressões digitais com diferentes tratamentos (MALDI-TOF, SALDI-MS, Sem aplicação de micro-líquido LDI) a fim de verificar características semelhantes dos indivíduos, testar a sensibilidade dos métodos utilizados a respeito da capacidade de identificar moléculas endógenas e exógenas e testar o novo tratamento SALDI na análise química de modo que seja possível de fornecer informações relevantes para estudos na área da criminalística. Para a seleção dos modelos foi usado o critério AIC, comparando a significância dos efeitos fixos, quantidades de íons diversas, além de mudanças nas construções da variáveis respostas e nas categorias das variáveis explicativas que foram de melhor proveito na modelagem. O trabalho foi embasado em um conjunto de dados provenientes de uma técnica química chamada espectrometria de massas que foi cedida por um doutorando da área biologia da UnB - Universidade de Brasília. Utilizou-se os pacotes lme4 e nlme no software R livre, devido a melhor familiaridade deste.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.