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Título: Estudo numérico da hidrodinâmica do nado de peixes
Autor(es): Souza, Igor Fleury de
Orientador(es): Machuca Macias, Marianela
Assunto: Peixe
Turbinas hidrocinéticas
Fluidodinâmica computacional
Simulação (Computadores)
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: SOUZA, Igor Fleury de. Estudo numérico da hidrodinâmica do nado de peixes. 2019. xiii, 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pequena introdução sobre impactos ambientais causados por turbinas hidrocinéticas, além de uma revisão mais detalhada sobre a dinâmica e cinemática do nado de peixes e do método numérico de fronteira imersa, além de simulações estáticas de um atum em escala, com 0,1m de comprimento , utilizando o método de fronteira imersa e simulações estáticas e dinâmicas de um lambari utilizando malha dinâmica. O atum foi simulado em Reynolds igual a 100 000 e 1000, já o lambari foi simulado em Reynolds igual a 12 000 e 120 000. O metodologia do método de fronteira imersa utilizado para a simulação do atum foi validado através da simulação do escoamento em torno da esfera com três números de Reynolds diferentes, 150, 300 e 100 000. Os valores encontrados para o coeficiente de arrasto e sustentação da esfera foram condizentes com os presentes na bibliografia apenas para os dois primeiros Reynolds. Assim como na simulação da esfera, a simulação do atum para o Reynolds de 100 000 não apresentou resultados confiáveis, explicitando a dificuldade do método de fronteira imersa do software OpenFOAM em lidar com altos Reynolds. As simulações dinâmicas do lambari através do método de malha dinâmica foram realizadas para vários números de Strouhal para cada Reynolds previamente mencionado. O comportamento do escoamento a jusante do peixe em movimento se mostrou condizente com o que está presente na bibliografia sobre o que tange geração de vórtices e campos de velocidade. A influência do número de Strouhal na força atuante no peixe, seja de arrasto ou propulsão, também se mostrou válida já que o valor de St*, valor no qual encontra-se o equilíbrio entre a força de arrasto estática e a força de exercida pelo movimento do peixe, se mostrou inversamente proporcional ao Reynolds.
Abstract: This works presents a small review about environmental impacts caused by hydrokinect turbines and also a more detailed review of the dynamics and kinematics of fish swimming and of the numerical method called immersed boundary besides static simulations of a tuna in scale, with length equal to 0,1m, using the immersed boundary method and static and dynamic simulations of a lambari using dynamic mesh. The tuna fish was simulated with Reynolds numbers equal to 100 000 and 1000; the lambari was simulated with Reynolds numbers equal to 12 000 and 120 000. The immersed boundary method of OpenFOAM used to simulate the tuna was validated by a simulation of a flow around a sphere with Reynolds numbers equal to 100, 300 and 100 000. Only the drag and lift coefficients of the first two Reynolds numbers matched with the values from literature. Like the simulation of the sphere at Re = 100 000, the tuna simulation for the same Reynolds did not present reliable results, showing the inability of the OpenFoam immersed boundary method to deal with high number of Reynolds. The dynamic simulations of the lambari through the dynamic mesh method were carried out with several Strouhal numbers for each Reynolds mentioned above. The behaviour patter of the flow disturbed by the ondulatory movement of the fish was consistent to what is presented on literature. The influence of the Strouhal number on the forces acting over the fish, either drag or trust, also presented consistent results as the value of St*, that means the Strouhal in which the static drag is equal to the force made by fish movement, was seen to be a decreasing function of the Reynolds number.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
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