Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Mario Benjamim Baptista de | - |
dc.contributor.author | Amaral Júnior, Paulo Roberto Ribeiro do | - |
dc.identifier.citation | AMARAL JÚNIOR, Paulo Roberto Ribeiro do. Prototipagem da exaustão de fumaça por meio de convecção natural em dutos de escadas de emergência. 2019. xi, 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo avaliar a efetividade do sistema de ventilação natural em dutos de escadas de emergência no que se refere à capacidade de exaustão de fumaça. É comum encontrar em edificações diversas rotas de fuga como medida de segurança contra incêndio para garantir uma trajetória sustentável à vida humana. Uma rota comum existente são as escadas de emergência à prova de fumaça com antecâmaras ventiladas naturalmente, previsto na norma brasileira NBR 9077 da ABNT. O mecanismo do escoamento da fumaça neste caso é por convecção natural devida à presença combinada de um gradiente de massa específica e de uma força de campo gravitacional. Daí a importância de se obter conhecimento sólido nos mecanismos da convecção natural para compreender a movimentação de fumaça em dutos. Neste projeto de graduação foi realizado o projeto de um modelo reduzido construído com similaridade do problema real do escoamento de fumaça nos dutos de um prédio comercial. Nos experimentos da bancada experimental foram medidos os dados de temperatura e de velocidade do fluido por meio de termopares e sondas bidirecionais. Os parâmetros físicos obtidos foram usados para adquirir números adimensionais, como número de Rayleigh, Grashof e Reynolds, e comparados com a teoria desenvolvida. Além disso, a análise experimental do fenômeno foi comparada com resultados numéricos para validar e guiar os estudos teóriconuméricos na área. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Incêndios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protótipos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ventilação | pt_BR |
dc.title | Prototipagem da exaustão de fumaça por meio de convecção natural em dutos de escadas de emergência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T23:17:28Z | - |
dc.date.available | 2020-07-29T23:17:28Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25135 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work had as objective to evaluate the effectiveness of the natural ventilation system in emergency stairs ducts in regard to the exhaust smoke capacity. It is common to find in several buildings routes of escape as a measure of fire safety to ensure a sustainable trajectory to human life. An existing common route is the smokeproof emergency stairs with naturally ventilated vestibule, provided for in Brazilian standard NBR 9077 of ABNT. The mechanism of the smoke flows in this case is by natural convection due to the combined presence of a specific mass gradient and a gravitation field force. Hence the importance of obtaining solid knowledge in the mechanism of natural convection to understand the movement of smoke in structural elements, as in ducts. In this graduation project was carried out the design of a reduced model constructed with similarity of the real problem of the flow of smoke in the ducts of a commercial building. In the experiment the temperature and fluid velocity data were measured by thermocouples and bidirectional probe. The obtained physical parameters were used to acquire dimensionless numbers, like number of Rayleigh, Grashof and Reynolds, and then compared with the developed theory. In addition, the experimental analysis of the phenomenon was compared with numerical results to validate and guide theoretical and numerical studies in the area. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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