Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25127
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlexandreRodarteVieiraDeSousa_tcc.pdf14,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de projeto básico de esgotamento sanitário e drenagem urbana para um setor do Pôr do Sol, Ceilândia-DF
Autor(es): Sousa, Alexandre Rodarte Vieira de
Orientador(es): Moura, Leonardo Zandonadi
Assunto: Drenagem
Saneamento básico
Building Information Modeling (BIM)
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: SOUSA, Alexandre Rodarte Vieira de. Desenvolvimento de projeto básico de esgotamento sanitário e drenagem urbana para um setor do Pôr do Sol, Ceilândia-DF. 2019. 170 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Saneamento básico é um dos direitos assegurados pela Constituição Federal para todo cidadão brasileiro. Contudo, há um grande déficit de saneamento no Brasil em geral. Apesar de Brasília ser uma exceção a esse caso, uma vez que maior parte da área urbanizada da capital federal possui redes de drenagem, esgoto tratado e água potável, há regiões irregulares no Distrito Federal que carecem desse tipo de infraestrutura. Entre elas, destaca-se a Área de Regularização de Interesse Social – Pôr do Sol na Ceilândia, por ser uma ocupação irregular de população de baixa renda já urbanizada e que precisa de infraestrutura de saneamento para aprovar sua regularização. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver projetos básicos de drenagem pluvial e esgotamento sanitário para a região do Pôr do Sol. Ambos foram desenvolvidos de acordo com o urbanismo disponibilizado pela Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (SEGETH) e dos cadastros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB). Para a rede de drenagem, foram feitas duas alternativas, uma utilizando o sistema tradicional e outra, medidas compensatórias. Ambas são redes independentes para o loteamento estudado, drenando a água para dispositivos de detenção para em seguida lançá-la em um corpo hídrico. Já a rede de esgotamento sanitário lançou o efluente do Pôr do Sol em um interceptor já existente da CAESB para conduzi-lo até a unidade de tratamento de esgoto mais próxima. O presente trabalho visa realizar um estudo de caso com a metodologia Building Information Modeling (BIM) para desenvolver todos os projetos. Além disso, desenvolveu-se r um orçamento e um cronograma físico financeiro para os projetos propostos. As análises realizadas mostraram que o uso de medidas compensatórias reduziu em 12% em volume de água escoado em comparação com a outra alternativa, porém essa opção custaria cerca de R$1.000.000,00 a mais para ser executado. Além disso, esse trabalho concluiu que a execução das obras de drenagem juntamente com a de esgotamento sanitário seria cerca de 12 meses mais rápida também economizaria, aproximadamente, R$1.000.000,00.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.