Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25122
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BarbaraSantiagoPedreiraDaCosta_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)928,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre o perfil socioeconômico dos cursos de graduação da Universidade de Brasília entre 2015 e 2017 : uma aplicação de modelos multiníveis para dados longitudinais
Autor(es): Costa, Bárbara Santiago Pedreira da
Orientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Modelo multinível
Perfil socioeconômico
Observatório da vida estudantil
Dados longitudinais
Data de apresentação: 17-Jul-2018
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: COSTA, Bárbara Santiago Pedreira da. Estudo sobre o perfil socioeconômico dos cursos de graduação da Universidade de Brasília entre 2015 e 2017: uma aplicação de modelos multiníveis para dados longitudinais. 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Em um contexto de expansão do acesso ao ensino superior em que, o Plano Nacional de Educação para 2011 a 2020 e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) estavam criando novas formas de ingresso, o Observatório da Vida Estudantil criou a “Pesquisa Perfil do Estudante – Etapa Registro” que visa entender o perfil dos alunos que estão ingressando na Universidade de Brasília. A partir dessa pesquisa, o presente estudo busca observar o perfil dos cursos de graduação da UnB com base nas características dos ingressantes. Estudos anteriores desenvolveram o Indicador de Status Socioeconômico do Estudantes que permitiu observar se as novas formas de ingresso estão atendendo toda a população em seus diversos extratos sociais. Uma análise de modelos multiníveis apontou uma redução do indicador ao longo do tempo. Alguns fatores associados ao comportamento do status socioeconômico médio dos cursos são o percentual de alunos que estão superando a escolaridade máxima dos pais e o percentual de ingressantes que cursaram o ensino m´médio total ou majoritariamente em escola pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.