Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25110
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasNascimentoPaulino_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)6,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de urbanização da favela do Jacarezinho, cidade do Rio de Janeiro : periferia, verticalização e território de risco
Autor(es): Paulino, Lucas Nascimento
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Urbanização
Periferia
Rio de Janeiro (RJ)
Segregação socioespacial
Favelas - Rio de Janeiro (RJ)
Desenvolvimento urbano
Desigualdade social
Vulnerabilidade social
Data de apresentação: 7-Nov-2017
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: PAULINO, Lucas Nascimento. O processo de urbanização da favela do Jacarezinho, cidade do Rio de Janeiro: periferia, verticalização e território de risco. 2017. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O trabalho visa fazer uma análise socioespacial da favela do Jacarezinho a partir de uma abordagem sobre a formação da periferia carioca e os processos de segregação socioespacial materializados com a formação urbana da capital carioca. A favela do Jacarezinho, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro demonstra a desigualdade socioeconômica no desenvolvimento urbano carioca, a partir da formação de uma periferia permeada de territórios de riscos. Na segunda década do século XXI, pelas mudanças impostas por meio da dinâmica do mercado imobiliário local, com os grandes eventos ocorreram processos de valorização urbana na região em que a favela está inserida. As alterações do mercado imobiliário serão fundamentais para que o Estado desenvolva políticas de pacificação no Jacarezinho, para diminuir os riscos sociais. Porém, as políticas públicas não têm sido suficientes para a diminuição de tensões sociais na região da favela. A partir de análises bibliográficas, entrevistas, análise em campo e formulários buscou-se entender a dinâmica local.
Abstract: The work aims to make an analysis of the social1 space of the slum2 of Jacarezinho from an approach on the formation of this community and the processes of segregation social spatial materialized with the urban formation of the capital of Rio de Janeiro. The slum of Jacarezinho in the North Zone of the city of Rio de Janeiro shows socioeconomic inequality in Rio de Janeiro‟s urban development, from the formation of a periphery permeated by territories of risks. Currently, due to the changes imposed by the dynamics of the local real estate market, with the great events occurred processes of urban valorization in the region where the slum is inserted. The changes in the real estate market will be fundamental for the State to develop Jacarezinho‟s pacification policies to reduce social risks. However, public policies have not been enough to reduce social tensions in the favela region. From the analysis of bibliographies, interviews, field analysis and forms, the aim was to understand the local dynamics.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.