Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2510
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CassiaMariaBorbaLinsdaSilva.pdf1,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividade assistida por animais : uma proposta de inclusão educacional com a utilização de animais de estimação
Autor(es): Silva, Cássia Maria Borba Lins da
Orientador(es): Nascimento, Carla Francini Hidalgo Terci Ferreira
Assunto: Educação inclusiva
Educação especial
Animais domésticos
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 18-Jan-2012
Referência: SILVA, Cássia Maria Borba Lins da. Atividade assistida por animais: uma proposta de inclusão educacional com a utilização de animais de estimação. 2011. 71 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)-Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar as contribuições da Oficina Bichoterapia - Amigo Especial, na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. A Oficina desenvolvida pela autora está sendo realizada em um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal. Este trabalho originou-se de um Projeto desenvolvido pela autora, O Bichoterapia. Há treze anos se dedicando ao Ensino Especial, na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), a autora constatou que a interação de seus alunos com animais domésticos tinha como resultados ganhos significativos nas áreas pedagógica, social, física e emocional desses alunos. A partir de tal constatação, buscou-se um aprofundamento do conhecimento teórico existente sobre o tema Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. O trabalho encontrou nas diversas áreas do conhecimento: pedagogia, psicologia, psiquiatria, veterinária, medicina; um importante suporte teórico para dar um maior embasamento à proposta aqui apresentada. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas observações e entrevistas no local onde ocorre a Bichoterapia, com alunos, professores e membros da equipe de direção e de responsáveis legais dos alunos. Os resultados evidenciaram o reconhecimento dos participantes quanto às contribuições oferecidas, no âmbito da inclusão, pela Oficina Bichoterapia - Amigo Especial. A partir da análise dos resultados obtidos, concluiu-se que a Oficina Bichoterapia – Amigo Especial vem conseguindo atingir seus objetivos: contribuir com uma prática educacional voltada para a inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2510
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.