Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Carla Francini Hidalgo Terci Ferreira | - |
dc.contributor.author | Silva, Cássia Maria Borba Lins da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cássia Maria Borba Lins da. Atividade assistida por animais: uma proposta de inclusão educacional com a utilização de animais de estimação. 2011. 71 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)-Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo analisar as contribuições da Oficina Bichoterapia - Amigo Especial, na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. A Oficina desenvolvida pela autora está sendo realizada em um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal. Este trabalho originou-se de um Projeto desenvolvido pela autora, O Bichoterapia. Há treze anos se dedicando ao Ensino Especial, na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), a autora constatou que a interação de seus alunos com animais domésticos tinha como resultados ganhos significativos nas áreas pedagógica, social, física e emocional desses alunos. A partir de tal constatação, buscou-se um aprofundamento do conhecimento teórico existente sobre o tema Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. O trabalho encontrou nas diversas áreas do conhecimento: pedagogia, psicologia, psiquiatria, veterinária, medicina; um importante suporte teórico para dar um maior embasamento à proposta aqui apresentada. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas observações e entrevistas no local onde ocorre a Bichoterapia, com alunos, professores e membros da equipe de direção e de responsáveis legais dos alunos. Os resultados evidenciaram o reconhecimento dos participantes quanto às contribuições oferecidas, no âmbito da inclusão, pela Oficina Bichoterapia - Amigo Especial. A partir da análise dos resultados obtidos, concluiu-se que a Oficina Bichoterapia – Amigo Especial vem conseguindo atingir seus objetivos: contribuir com uma prática educacional voltada para a inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Animais domésticos | en |
dc.title | Atividade assistida por animais : uma proposta de inclusão educacional com a utilização de animais de estimação | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-18T20:29:22Z | - |
dc.date.available | 2012-01-18T20:29:22Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-18T20:29:22Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2510 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2510 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|