Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Maciel, Otávio Souza e Rocha Dias | - |
dc.contributor.author | Lopes, Andrei Duque | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Andrei Duque. A emergência de expectativas normativas e a evolução dos sistemas de justiça em jogos virtuais. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca analisar as sociedades criadas a partir dos jogos virtuais, pois configuram uma nova esfera do sistema social. A análise ficará atrelada principalmente aos conceitos de justiça e expectativas normativas segundo a visão de Luhmann da Teoria dos Sistemas. Inicialmente, serão expostos os conceitos básicos da teoria luhmanniana a fim de obter a tecnicidade necessária para descrever as relações entre meio e sistema existentes no cenário observado. Além dos conceitos de justiça e expectativas normativas, a comunicação será de suma importância, uma vez que assume a função de operação básica dos sistemas sociais, capaz de gerar verdadeiras evoluções na sociedade e seus subsistemas. Espera-se demonstrar que essas sociedades virtuais tendem a desenvolver sistemas de justiça que estejam de acordo com as expectativas normativas dos jogadores, bem como relacionados com o nível de complexidade que o jogo possui, criando uma relação direta entre a complexidade da sociedade virtual e o nível das estruturas empregadas para aplicar justiça em sua comunidade. Assim como a humanidade evoluiu ao longo dos anos em saltos pré-adaptativos, as sociedades virtuais tendem a fazer o mesmo, adaptando-se às necessidades de seus jogadores desde que abastecidas com as condições propícias para tanto. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Justiça | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Justiça - conceitos | pt_BR |
dc.title | A emergência de expectativas normativas e a evolução dos sistemas de justiça em jogos virtuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T13:42:01Z | - |
dc.date.available | 2020-07-29T13:42:01Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25074 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current study analyses a society created upon virtual games, as it sets a new sphere on social systems. The beforehand cited analysis will focus mostly on concepts such as justice and legal expectations, according to Luhmann’s Systems Theory. Initially, basic concepts of Luhmann’s Theory will be exposed in order to obtain the necessary technicality to describe the relation between environment and system on a certain scenario. Beyond concepts such as justice and legal expectations, communication has an upmost importance, as it shelters the function of basic operator on social systems, being able to generate truthful evolutions on society and its subsystems. It is expected to show that these virtual societies tend to develop normative systems according to its needs and legal expectations from players, as well as related to the complexity level from the game itself, creating a direct relation between the virtual society’s complexity and the level of structures implemented to enforce legal matters in its community. As such as humanity evolved after years and years in pre-adaptive hops, virtual societies tend to mimicry the same effect, adapting itself to the players needs as long as fuelled with friendly conditions to do so. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
|