Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielaDeAlmeidaRezende_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A didática na pedagogia teatral : relato das minhas percepções nas aulas da disciplina pedagogia, arte e cultura
Autor(es): Rezende, Gabriela de Almeida
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Pedagogia
Educação lúdica
Jogos teatrais
Data de apresentação: 19-Fev-2020
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: REZENDE, Gabriela de Almeida. A didática na pedagogia teatral: relato das minhas percepções nas aulas da disciplina pedagogia, arte e cultura. 2020. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente ensaio mostra a trajetória das experiências vividas durante a disciplina de Pedagogia, Arte e Cultura. Através dos relatos das estratégias desenvolvidas pela pedagoga teatral que ministrou quinze aulas durante o segundo semestre de 2019. Os principais conceitos ensinados pela pedagoga teatral, seus embasamentos teóricos com os russos Constantin Stanislavski e Anton Chekhov, que influenciaram para que a didática adotada fosse colocada em prática. Os jogos teatrais e suas colaborações tanto para a criação artística, quanto para o debate e a elaboração de cenas que culminaram na apresentação cênica, através de uma adaptação da peça “O pedido de casamento”, do dramaturgo supracitado. E como toda essa experiência resulta e contribuem para a formação de alunos de pedagogia matriculados na disciplina.
Abstract: The present essay shows the trajectory of the experiences lived during the discipline of Pedagogy, Art and Culture. Through the reports of the strategies developed by the theatrical pedagogue who taught fifteen classes during the second semester of 2019. The main concepts taught by the theatrical pedagogue, their theoretical bases with the Russians Constantin Stanislavski and Anton Chekhov, which influenced the adopted didactics to be placed in practice. The theatrical games and their collaborations both for artistic creation, as well as for the debate and the elaboration of scenes that culminated in the scenic presentation, through an adaptation of the play "The wedding proposal", by the aforementioned playwright. And how all this experience results and contributes to the formation of pedagogy students enrolled in the discipline.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.