Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FuviaEstevesRocha_tcc.pdf258,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Canabidiol e o processo de permissão de uso para fins medicinais
Autor(es): Rocha, Fúvia Esteves
Orientador(es): Lucchese, Geraldo
Assunto: Maconha - uso terapêutico
Drogas - descriminalização
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: ROCHA, Fúvia Esteves. Canabidiol e o processo de permissão de uso para fins medicinais. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O uso do canabidiol no tratamento de doenças é um assunto que a cada dia está chamando mais atenção devido ao aumento de notícias e pesquisas sobre a sua eficácia em tratamentos de diversas doenças. O canabidiol vem recebendo expressiva atenção da medicina. Isto por causa dos seus benefícios em diversas patologias e por não causar, a princípio, dependência química – pois os estudos acerca disto foram inconclusivos. O canabidiol, também conhecido por CBD, é um dos princípios ativos da Cannabis sativa, o nome científico da maconha. Compõe até 40% dos extratos da planta e pode ser usado como medicamento para diversas doenças. No presente estudo, buscou-se mostrar casos de pacientes que utilizam o canabidiol de forma medicinal em busca de uma melhor qualidade de vida. Com a evolução que esse assunto já obteve e levando em consideração o desencadear de descobertas que podem ser alcançadas com a Portaria da ANVISA, passou-se a autorizar a utilização dessa substância. Diante disto, torna-se de fundamental importância uma discussão mais ampla sobre a aplicabilidade terapêutica da maconha, de forma a possibilitar maior conhecimento da sociedade acerca das vantagens desta planta como terapia alternativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.