Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.contributor.author | Jesus, Rute Ellen Oliveira de | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Rute Ellen Oliveira de. A aula de música para quem tem dificuldade de aprendizagem na escola: como é essa relação?. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como a música é trabalhada na educação infantil, a sua potencialidade na mediação de aprendizagem de crianças com dificuldades de aprendizagem. Teve como objetivos específicos: identificar os efeitos da música nos processos de aprendizagem; Compreender como os professores utilizam a música em sala de aula, em especial, com alunos que possam apresentar especificidades nos processos de aprendizagem. A metodologia teve por base os princípios bibliográficos e a observação naturalista. Utilizou-se como instrumento para compreensão dos resultados um roteiro de entrevista semiestruturado, com a participação de duas professoras. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil da rede pública localizada na Cidade Estrutural - DF e em uma escola de educação infantil da rede privada localizada na Asa Norte – DF. Os resultadossugerem que a as atividades musicais na primeira infância possibilitam o desenvolvimento da musicalidade no ambiente escolar, e que a música pode ser importante recurso no desenvolvimento de várias habilidades individuais e sociais. Foi possível caracterizar duas abordagens pedagógicas diferentes no trabalho de musicalização na educação infantil, ambas muito ricas. Por fim, a partir das experiências e contribuições das participantes da pesquisa e consulta à literatura, foi possível inferir que a música se relaciona com as dificuldades de aprendizagem pelo fato de ser um recurso que potencializa os indivíduos e auxilia no desenvolvimento do ser humano quanto aos aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dificuldades escolares | pt_BR |
dc.title | A aula de música para quem tem dificuldade de aprendizagem na escola : como é essa relação? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T13:03:01Z | - |
dc.date.available | 2020-07-29T13:03:01Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25056 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study addresses how music is conceived and approached within early childhood education in two different experiences. It aims at understanding the potential of music experience in mediating learning of children with learning disabilities. The specific objectives were to identify the effects of music on learning processes; to understand how teachers use music in the classroom, and consider, in special, the learning engagement of students with learning disabilities. It was conducted a study of literature on music education in early childhood education. Then, the methodology consisted of naturalistic observations in two classroom in two different schools, and interviews with the two music teachers from the observed classrooms. The empirical research was carried out in a public school in Cidade Estrutural and in a private school in Asa Norte, Brasília. The results suggest that early childhood musical activities enable the development of children’s musicality in the school environment and that music can be an important resource in the development of children. It was possible to characterize two very different and rich pedagogical approaches. Finally, from the experiences observed and the participants contributions articulated to the literature review, it was possible to consider music plays an significant impact on children with learning disabilities, because it enhances individuals and foster cognitive, emotional, social e physical human development. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|