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Título: O uso do tablet como ferramenta didático-pedagógica na alfabetização
Autor(es): Luedemann, Karen Helena
Orientador(es): Oliveira, Paula Gomes de
Assunto: Educação de crianças
Alfabetização
Tecnologia
Data de apresentação: 13-Set-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: LUEDEMANN, Karen Helena. O uso do tablet como ferramenta didático-pedagógica na alfabetização. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho visa estabelecer relações entre a utilização do tablet e a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Tem como referências bibliográficas, o estudo de conceitos e teorias de autores da área da infância, alfabetização, letramento e tecnologias, em especial, Ariès (2016), Kohan (2003), Sarmento (2008), Rojo (2006), Soares (2010), Terzi (2004), Kleimam (2004,2006), Coscarelli (2005), Lévy (1999) e Prensky (2001). Para tal, inicialmente aborda os conceitos de infância e criança, sob a perspectiva sociológica e filosófica e enfatiza a criança que aprende como um ser dotado de direitos, deveres e visões de mundo que devem ser considerados. Conceitua alfabetização e letramento com ênfase nos métodos adotados, mais frequentemente, no processo de alfabetização das crianças e termina com a definição de sujeito alfabetizado e também letrado com suas particularidades. Por fim, apresenta questões referentes ao letramento digital e aborda como a tecnologia atua nos campos da alfabetização. A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, foi realizada em escolas de nível fundamental I por meio de um questionário aplicado às professoras que atuam nesse segmento de maneira a analisar como o mundo digital pode colaborar com a alfabetização das crianças. A partir das entrevistas, percebeu-se que, nas escolas estudadas, que o tema da pesquisa, que trata do uso de tablets na alfabetização, coincide com as práticas utilizadas como complemento no aprendizado dos alunos e ainda verificou-se que existe um conhecimento prévio dos pequenos, em relação ao manuseio do dispositivo, uma vez que em casa já existe a prática de manuseá-lo. Assim confirmase o uso do tablet como uma estratégia didático-pedagógica no processo de alfabetização e a necessidade de maior inserção da tecnologia nas práticas escolares das crianças.
Abstract: The present work aims to establish relationships between the use of tablets and learning of children in the literacy process. Bibliographical references such as, inter alia, Ariès (2016), Kohan (2003), Sarmento (2008), Rojo (2006), Soares (2010), Terzi (2004), Kleiman (2004; 2006), Coscarelli (2005), Lévy (1999) and Prensky (2001) where used to explore the concepts and the underlying theory of childhood, literacy and technology. Initially, it addresses the concepts of childhood and child, from the sociological and philosophical perspective, emphasizing that learning children are beings endowed with rights, duties and worldviews that should be considered. Literacy is conceptualized with an emphasis on the methods most often adopted in the children's literacy process. The literate subject is defined as well as the literate with its particularities. Questions related to digital literacy and how technology acts in the fields of literacy are presented. As part of the study, a qualitative and exploratory research was conducted in elementary schools, through questionnaires applied to teachers who work in this segment in order to analyze how the digital world can contribute to children's literacy. From the interviews realized In the studied schools, the research theme, which deals with the use of tablets in literacy, coincides with the complement to students' learning practices. It was also verified that there is a prior knowledge of the little ones in relation to the handling of the devices, since they handle them at home. This confirms that the use of tablets is a valid didacticpedagogical strategy in the literacy process and that there is a need for greater insertion of technology in children's school practices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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