Título: | A importância da parceria entre pais e escola na fase um do ensino fundamental : uma investigação na turma do 3º ano “B” da Escola Municipal Janelinha do Saber |
Autor(es): | Bastos, Márcia Duarte de |
Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello |
Assunto: | Educação - participação dos pais Família e escola Processo de ensino-aprendizagem Educação de crianças |
Data de publicação: | 29-Jul-2020 |
Referência: | BASTOS, Márcia Duarte de. A importância da parceria entre pais e escola na fase um do ensino fundamental: uma investigação na turma do 3º ano “B” da Escola Municipal Janelinha do Saber. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2018. |
Resumo: | Este trabalho tem como tema “A importância da parceria entre os pais e a escola na fase um do ensino fundamental se deu uma investigação com (pais e a professora) na turma do 3º ano “B”, da Escola Municipal Janelinha do Saber da cidade de Araguapaz. O objetivo geral da pesquisa é identificar como a participação da família na escola pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem da criança. Como procedimento metodológico, adotamos a observação sistemática e aplicação de questionário com pais e professora regente. Os resultados dos questionários foram transcritos em quadros de tabelas para medir a porcentagem de cada resposta. Perante os dados coletados, concluímos que a fase do Ensino Fundamental fase um é um período importante na vida de uma criança, pois é na escola onde acontece o primeiro contato com o mundo, depois da família. Também percebemos que a participação da família neste período da vida da criança é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, ausência desta parceria pode afetar muito o aprendizado e a vida da criança. É importante que escola, professores e famílias sempre estejam com laços fortalecidos para que se tenha sempre uma educação de qualidade. |
Abstract: | This work has as its theme "The importance of the partnership between parents and the school in phase one of elementary school was an investigation with (parents and teacher) in the class of the 3rd year" B ", the Municipal School Janelinha do Saber of the city of Araguapaz. The general objective of the research is to identify how the participation of the family in the school can contribute in the process of teaching and learning of the child. As a methodological procedure, we adopted a systematic observation and questionnaire application with parents and regent teacher. The results of the questionnaires were transcribed in tables of tables to measure the percentage of each answer. Given the data collected, we conclude that the elementary school phase one is an important period in the life of a child, because it is in the school where the first contact with the world happens, after the family. We also realize that the participation of the family in this period of the child's life is fundamental in the process of teaching and learning, absence of this partnership can greatly affect the learning and the life of the child. It is important that school, teachers and families always have strong ties so that one always has a quality education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.