Título: | O lúdico como estratégia pedagógica na educação infantil |
Autor(es): | Maia, Iolanda Francisco |
Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello |
Assunto: | Educação de crianças Ludicidade Práticas pedagógicas Crianças - desenvolvimento Educação infantil |
Data de apresentação: | 1-Dez-2018 |
Data de publicação: | 29-Jul-2020 |
Referência: | MAIA, Iolanda Francisco. O lúdico como estratégia pedagógica na educação infantil. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2018. |
Resumo: | A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e nesta etapa, as crianças precisam interagir com práticas pedagógicas lúdicas, pois o lúdico tem a capacidade de se tornar um facilitador da aprendizagem e um aliado na construção do diálogo e na formação da criatividade das crianças. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo geral investigar de que forma práticas pedagógicas envolvendo o lúdico podem contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Elaborada a partir de uma revisão bibliográfica e de comparação com a prática pedagógica, foi uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, com uma sequência de atividades até o momento da interpretação dos dados coletados e redação do relatório. Os procedimentos de pesquisa foram a observação em uma turma do pré-escolar e a entrevista semiestruturada com a professora da sala observada. Os dados coletados acerca da ludicidade na educação infantil nos mostra que brincar é bom e divertido além de estimular o desenvolvimento da autonomia e da afetividade. Faz parte do universo infantil e parece algo tão simples e espontâneo, mas que deve ser considerado como fundamental para o desenvolvimento saudável da criança. As escolas de educação infantil é o local privilegiado para o incentivo dessa prática. |
Abstract: | Children's education is the first stage of basic education and in this stage, children need to interact with playful pedagogical practices, are the playful has the ability to become a facilitator of learning and an ally in building the dialogue and formation of the creativity of children. Therefore, this research aims to investigate how General pedagogical practices involving the playful can contribute to the integral development of the child. Crafted from a literature review and comparison with the pedagogical practice, was an exploratory research and descriptive, with a qualitative approach, with a sequence of activities to date of the interpretation of the collected data and writing of the report. Search procedures were the note in a pre-school class and the semi-structured interview with the teacher in the room observed. The data collected about the playfulness in kindergarten shows us that play is good and fun plus In addition to stimulating the development of autonomy and affectivity. Part of the infant universe and looks like something so simple and spontaneous, but that must be considered as essential for the healthy development of the child. Early childhood schools is the privileged place for the encouragement of this practice. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.