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dc.contributor.advisorSousa, José Vieira de-
dc.contributor.authorSilva, Sandra Maria da-
dc.identifier.citationSILVA, Sandra Maria da. Indisciplina em sala de aula: concepção de professores em turmas de alfabetização. 2018. x, 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante-GO, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo aborda a indisciplina em sala de aula. Com isso teve-se o objetivo de analisar a prática pedagógica dos professores frente às manifestações desse fenômeno. A fim de se chegar aos propósitos do estudo foram efetuadas na metodologia de trabalho a pesquisa bibliográfica e de campo, bem como a descritiva, pautando-se em levantamentos de natureza e de abordagem qualitativa. Foram aplicados os roteiros de observação durante o trabalho de investigação do contexto das turmas um, dois, três e quatro do 2º ano do Ensino Fundamental, e ainda, aplicou-se o roteiro de entrevista na coleta de dados junto à diretora escolar, e a educadoras dessas quatro turmas que fazem parte da etapa do Ciclo de Alfabetização numa escola pública localizada num município ao norte do Estado de Goiás. Conseguiu-se averiguar que a indisciplina deve ser um elemento mais debatido e abordado no processo de capacitação dos professores da Educação Básica. É necessário que cada vez mais esses profissionais lancem mão do diálogo com os alunos, pais ou responsáveis para se criar um elo de cooperação no desenvolvimento de uma educação de qualidade e que seja fortalecida em bases de respeito e aceitação do outro no espaço escolar e social, confrontando-se as barreiras comportamentais que afetam a convivência e também o aprendizado nos anos iniciais de escolarização.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEscolas - indisciplinapt_BR
dc.subject.keywordProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
dc.titleIndisciplina em sala de aula : concepção de professores em turmas de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T12:08:13Z-
dc.date.available2020-07-29T12:08:13Z-
dc.date.submitted2018-11-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25033-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study addresses the indiscipline in the classroom. The purpose of this study was to analyze the pedagogical practice of teachers in face of the manifestations of this phenomenon. In order to arrive at the purposes of the study, the bibliographical and field research, as well as the descriptive research, were carried out in the work methodology, based on qualitative and qualitative approaches. The observation scripts were applied during the research work in the context of classes one, two, three and four of the 2nd year of elementary school, and the interview script was applied in the data collection with the school director, and the educators of these four classes that are part of the Literacy Cycle stage in a public school located in a municipality north of the State of Goiás. It was verified that the indiscipline must be a more debated element and approached in the process of qualification of the teachers of Basic Education. It is necessary that these professionals increasingly engage in dialogue with students, parents or guardians to create a cooperation link in the development of quality education and that is strengthened on the basis of respect and acceptance of the other in the school and social space , confronting the behavioral barriers that affect the coexistence and also the learning in the initial years of schooling.pt_BR
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