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dc.contributor.advisorLacé, Andréia Mello-
dc.contributor.authorCardoso, Aparecida Alves de Freitas-
dc.identifier.citationCARDOSO, Aparecida Alves de Freitas. Necessidades Educacionais Especiais: o Transtorno do Espectro Autista e a Lei 12.764, de 11 de dezembro de 1990. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa apresentada teve como objeto as Necessidades Educacionais Especiais (NEE), com foco no autismo e assim identificar de acordo com a lei 12.764, quais dificuldades enfrentadas por duas escolas da cidade de Itaberaí no atendimento de alunos com TEA. Através de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas profissionais da área da inclusão, sendo uma a coordenadora da inclusão da rede municipal e a outra mediadora da inclusão da rede estadual, duas coordenadoras pedagógicas uma da rede municipal e outra da rede estadual, quatro professoras sendo duas de apoio e duas do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da rede municipal e estadual de ensino, totalizando oito participantes das entrevistas, foi possível chegar aos resultados finais que constataram que a inclusão dos alunos com NEE ainda acontece de forma lenta, às escolas precisam de mais estrutura física e apesar dos docentes dizerem que tem formação adequada para o atendimento desses alunos é importante ressaltar que os mesmos desconhecem leis que regulamentam os direitos dos alunos com TEA e esse transtorno é ainda pouco estudado pelos profissionais da educação. A integração e colaboração da família e da comunidade em uma gestão escolar democrática que apoie o professor dando a esse mais segurança e suporte para a realização de uma educação inclusiva de fato e de direito foi relatada e considerada uma das dificuldades enfrentadas pelos profissionais entrevistados no atendimento de alunos com TEA.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.keywordAutismopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordBrasil. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012pt_BR
dc.titleNecessidades Educacionais Especiais : o Transtorno do Espectro Autista e a Lei 12.764, de 11 de dezembro de 1990pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T12:00:44Z-
dc.date.available2020-07-29T12:00:44Z-
dc.date.submitted2018-12-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25027-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present research had as object the special educational needs with focus on autism and also identify according to the law 12764 the difficulties faced by two schools in the city of Itaberai which works with ASD students. Through semistructured interviews carried out with two inclusion professionals, being one the coordinator of the municipal education system and the others the mediator of the state educational system, two pedagogical coordinators one of the municipal and the other from state educational system, four teachers being two helpers of AEE from municipal educational system and other from the state educational system in a total of eight interview participants, and it was possible to get the final results which confirmed that the inclusion of EEN students are happening very slowly, the schools needs more physical structure and despite the teachers report that they have a suitable education to work with these special students, it’s important to highlight their lack of knowledge about the laws which regulate the ASD students rights and this disturb has not be enoughly studied by educational professional. The integration and collaboration of family and community in a school management system which support the teachers helping them to achieve a real inclusive education was reported and considered one of the most difficulties faced by the interviewed professional who works with ASD students.pt_BR
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