Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Francisco Thiago | - |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Rute Fortes Barbosa da | - |
dc.contributor.author | Lucena, Marly Miclos da Silva | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, Marly Miclos da Silva. A participação da família no contexto escolar da Escola Municipalizada São Francisco. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como foco principal mostrar a Participação da Família no Contexto Escolar, analisar a importância de ambas as instituições, família e escola, desenvolver um trabalho conjunto para a obtenção de melhores resultados no conhecimento de vida e na aprendizagem escolar de seus alunos/filhos, ressaltando sempre a participação dos pais na escola e consequentemente a abertura da escola para o apoio necessário à família. Segundo (PAROLIN, 2003, p.99) Tanto a família quanto a escola desejam a mesma coisa: preparar as crianças para o mundo. No entanto, a família tem as suas particularidades que a diferenciam da escola e suas necessidades que a aproximam dessa mesma instituição. A escola tem sua metodologia e filosofia para educar uma criança, porém, ela necessita da família para concretizar o seu projeto educativo. A pesquisa adotada no trabalho é do tipo bibliográfica, e qualitativa descritiva onde foi pesquisado vários autores como Macedo, Tiba, Paro, Szymansky, Parolin, Freire, defensores da parceria família-escola como incentivo ao sucesso no processo educativo da criança e jovem. Houve a realização de uma entrevista com a coordenadora pedagógica e aplicação de questionário com professores além de colher depoimentos de pais de alunos com o objetivo de mostrar a participação da família no contexto escolar como um dos fatores importantes no processo de ensino/ aprendizagem das crianças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A participação da família no contexto escolar da Escola Municipalizada São Francisco | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T11:43:06Z | - |
dc.date.available | 2020-07-29T11:43:06Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25023 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work has as main focus to show the Family Participation in the School Context, analyzing the importance of both institutions, family and school, developing a joint work to obtain better results in the knowledge of life and in the school learning of its students / children, always emphasizing the participation of the parents in the school and consequently the opening of the school for the necessary support the family. According to (PAROLIN, 2003, p.99) both the family and the school want the same thing: to prepare the children for the world; however, the family has its peculiarities that differentiate it from the school, and its needs that bring it closer to that institution. The school has its methodology and philosophy to educate a child; however, it needs the family to carry out its educational project. The research adopted in the work is a bibliographical and descriptive qualitative study where several authors such as MACEDO, TIBA, PARO, SZYMANSKY, PAROLIN, FREIRE, defenders of the school family partnership as an incentive to success in the educational process of the child and youngster, an interview with the pedagogical coordinator and application of a questionnaire with teachers and collected statements from parents of students with the purpose of showing the family's participation in the school context as one of the important factors in the process of teaching children's learning. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|