Título: | A precariedade da qualificação profissional na educação infantil : o caso da creche municipal de Itapuranga-GO |
Autor(es): | Silva, Fabiane de Borba e |
Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello |
Assunto: | Creches Pedagogos - prática profissional Educação de crianças Trabalho - precarização Qualificações profissionais Educação infantil |
Data de apresentação: | 3-Dez-2018 |
Data de publicação: | 29-Jul-2020 |
Referência: | SILVA, Fabiane de Borba e. A precariedade da qualificação profissional na educação infantil: o caso da creche municipal de Itapuranga-GO. 2018. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2018. |
Resumo: | O referente trabalho aborda as dificuldades enfrentadas na Creche municipal de Itapuranga na questão da falta de formação de muitos profissionais que atuam como professores leigos sem formação exigida, para trabalhar em educação infantil, estes profissionais foram contratados através de concursos errôneos realizados pelo sistema educacional ou da Secretaria de Educação a qual até 2015 promoveu concursos que não estão de acordo com as leis da LDB, e de acordo com tais editais, estes profissionais são efetivadas como assistentes ou orientadoras de atividade lúdicas, mas exercem função de pedagogas e recebem salários de assistentes ou orientadoras não sendo reconhecidas financeiramente pelo trabalho que executam, embora seja exigida a exercer tal função. O objetivo deste trabalho é Identificar quais razões são alegadas pela Secretaria de Educação para a contratação de professores leigos nas CMEIS, no município de Itapuranga. A pesquisa foi realizada através de questionários respondidos pelas profissionais da instituição e pela Secretaria de Educação, observações e análises dos editais dos concursos. Concluiu-se através destes procedimentos que, o assistencialismo ainda prevalece nas creches devido à conveniência de contenção de gastos no campo educacional. A Secretaria de Educação do município demonstra estar ciente dos concursos errôneos e justifica que a contratação de funcionários sem formação é devido às creches terem pertencido à assistência social e os concursos não exigiam tal formação. Notou–se uma contradição, pois a Secretária confirma ter consciência de que os concursos são errôneos, assim sendo, notou-se que é conveniente financeiramente ao poder público manter profissionais sem qualificação, pois o salário de um pedagogo, que é a formação exigida para trabalhar em creches, oneraria significativamente a folha de pagamento. Notou-se uma insatisfação por parte destes profissionais considerados leigos, que relatam fazer todo o trabalho de pedagogos e recebem apenas um salário mínimo. |
Abstract: | This present work report the challenges faced at the Nursery and Preschool in Itapuranga, Goiás about the lack of vocational education teachers who works as lay teachers without a specific qualification to work at the early childhood education, these professionals were hired through a erroneous public tender carried out by the education system, which one until 2015 promoted public tender that are not in accordance with LDB laws, and according to the public tender protocol these professional became permanent workers as helpers or playful activity mentors but they have to fulfil the role of pedagogues receiving a salary as helpers or playful activity mentors . The main objective of this work is to identify which reasons are stated by the secretary of education about hiring teacher without qualifications or also considered lay teachers to work at the public nursery and preschool in Itapuranga, Goiás. This research was held through questionnaires answered by the professionals of this educational institution and by the secretary of education, it was also held a observation and analyzed the public tender protocols and it was concluded through these tools of analyze that the social handouts still remains due the convenience of containment of costs at the educational field, not worrying about the teaching quality, and the secretary of education shows aware about the erroneous public tenders and she justifies the hiring of teacher without qualifications are due the nurseries and preschools must have belonged to the social handouts for long time ago and at that time it wasn’t required such qualification, but it was clear that there is a discrepancy among the facts reported by the secretary, because she reported to be conscious about all the erroneous public tenders helded to this nursery and preschool, so its noticed that it has been financially convenient to the public governor keeping no qualifications professionals a hiring pedagogues since their salary would encumber the payroll. It was noticed the insatisfaction from these professionals considered lays who reported about doing all the work of a pedagogue and receive only a minimum wage a month. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.