Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Silva, Rayelle Azevedo | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rayelle Azevedo. Ausência da prática pedagógica na inclusão. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa pretende retratar através dos dados coletados com a participação dos acadêmicos do curso de pedagogia, dados que nos sinalizem a prática pedagógica destes discentes no quesito da inclusão. A pergunta problema que se pretende responder é: O pedagogo ao concluir o curso de graduação, tem preparação adequada no quesito “prática pedagógica” na etapa da Inclusão? O objetivo é: analisar as lacunas existentes na formação do pedagogo para trabalhar o aluno inclusivo, na Universidade de Brasília. Foram obtidos, com os dados da pesquisa, conhecimentos pertinentes a uma das sustentações do ensino superior no campo da extensão, para que acadêmicos, professores e a sociedade possam ter embasamento no contexto pesquisado. Foi feita uma abordagem qualitativa para conhecer melhor o objeto de estudo. O Método bibliográfica, tendo em vista que para a realização da fundamentação teórica do trabalho utilizou-se estudos sobre teorias específicas. O instrumento foi o questionário: é um conjunto de perguntas, abertas e fechadas, que o entrevistado responde sem a presença de um entrevistador. A pesquisa foi realizada na Universidade de Brasília DF. A UnB oferta cursos de Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Nutrição, Pedagogia, Serviço Social, dentre outros. Os colaboradores deste artigo foram quarenta (40) alunos concluintes do curso de pedagogia. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário, contendo questões bem elaboradas, com vistas a se garantir o entendimento do tema investigado. As questões foram de formato aberto e de múltipla escolha, com a finalidade de favorecer aos respondentes de maior facilidade para respondê-lo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curso de pedagogia | pt_BR |
dc.title | Ausência da prática pedagógica na inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-28T22:09:43Z | - |
dc.date.available | 2020-07-28T22:09:43Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25011 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aims to portray through the data collected with the participation of the academics of the pedagogy course, data that indicate the pedagogical practice of these students in the area of inclusion. The problem question that is intended to answer is: Does the pedagogue, upon completing his undergraduate course, have adequate preparation in the area of "pedagogical practice" in the stage of Inclusion? The objective is to analyze the gaps in the educator's education to work the inclusive student at the University of Brasília. It is intended with the data of the research, knowledge relevant to one of the supports of higher education in the field of extension, so that academics, teachers and society can be based in the context researched. A qualitative approach was taken to better understand the object of study. The bibliographic method, considering that for the accomplishment of the theoretical foundation of the work it was used studies on specific theories. The instrument was the questionnaire: it is a set of open and closed questions that the interviewee answers without the presence of an interviewer. The research was conducted at the University of Brasilia DF. UnB offers courses in Administration, Law, Nursing, Civil Engineering, Nutrition, Pedagogy, Social Work, among others. The contributors to this article were forty (40) graduating students of the pedagogy course. For data collection we used a questionnaire, containing well-elaborated questions, in order to ensure understanding of the investigated theme. The questions were open and multiple choice, with the purpose of favoring the respondents more easily to answer it. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|