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Título: O papel dos gigantes da internet como gatekeepers no direito da concorrência
Outros títulos: Análise do controle de estruturas no direito da concorrência e a atuação de network gatekeepers na economia digital
Autor(es): Eira, Diogo de Assis
Orientador(es): Carvalho, Ângelo Gamba Prata de
Assunto: Direito de concorrência
Plataformas digitais
Poder de mercado
Network gatekeepers
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: EIRA, Diogo de Assis. O papel dos gigantes da internet como gatekeepers no direito da concorrência: 2019. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A emergência de uma nova economia digital e o surgimento de novos agentes econômicos questionam a capacidade do Direito da Concorrência e sua metodologia tradicional de propor respostas capazes de responder às novas demandas do mercado e particulares, no meio digital. Embora a doutrina venha desenvolvendo o tema das plataformas digitais satisfatoriamente, pouca atenção vem sendo reservada a teoria dos “network gatekeepers”. O tema, que merece maior esforço dogmático, trata de nova abordagem aos chamados “gigantes da internet” e propõem respostas a diversos questionamentos interpostos pela ação destes agentes digitais. A abordagem que tomou forma pela teoria das plataformas digitais e poder de plataforma, fala de network gatekeepers como plataformas digitais qualificadas por uma posição privilegiada. Nesse sentido, trata-se de plataformas digitais dominantes em seus mercados, mas que usufruem da posição que ocupam para exercer poder de mercado e influenciar de forma relevante seus usuários. Diante disso, o presente trabalho se propõe a buscar respostas para as seguintes perguntas: O que são network gatekeepers? O que seria poder de gatekeeper? Como o Direito da Concorrência pode responder aos reflexos do exercício do poder emanados por estes entes? Desta forma é possível, ao compreender a natureza destes entes e como isso se relaciona com a dinâmica do mercado digital, que consigamos enxergar as limitações inerentes à metodologia tradicional antitruste e porque a seara da concorrência não vem logrando êxito em tutelar, de forma satisfatória, a proteção aos agentes de mercado e aos particulares. Indo além, ao melhor definirmos a natureza do poder das plataformas e do poder dos gatekeepers, poderemos capturar a real dimensão dos poderes envolvidos nas relações travadas pelos gigantes da internet e propor uma nova abordagem capaz de responder as principais questões colocadas por estes novos entes digitais. Para tanto, pretende-se, em primeiro etapa, comentar a atual discussão teórica sobre a natureza destes agentes e do poder emanado por eles, para, em próxima etapa, criticar a recente jurisprudência internacional e propor uma nova abordagem ao tema. O presente trabalho pretende contribuir com o debate sobre o conceito dos network gatekeepers, bem como sugerir critérios para a sua identificação, e, na esfera do Direito da Concorrência, propor regime de responsabilidade especial aos network gatekeepers.
Abstract: The emergence of a new digital economy and the appearance of new economic agents question the ability of the competition law and its traditional methodology to propose answers capable of responding to the new market and private demands in the digital environment. Although the legal doctrine has been successfully developing the theme of digital platforms, little attention has been paid to the theory of network gatekeepers. The theme, which deserves greater dogmatic effort, proposes a new approach to the so-called “internet giants” and offers answers to several questions brought by the action of these digital agents. The approach that has come from the digital platform theory and the platform power theory speaks of network gatekeepers as digital platforms qualified by a privileged position. In this sense, these are dominant digital platforms in their markets, but they enjoy their position to exercise market power and to significantly influence their users. That said, this paper proposes to seek answers to the following questions: What are network gatekeepers? What is gatekeeper power? How can competition law respond to the reflexes of the exercise of power emanating from these entities? Thus, it is possible, by comprehending the nature of these entities and how it relates to the dynamics of the digital market, that we can see the limitations inherent in the traditional antitrust methodology and why the competition has been failing to defend market agents and individuals. Going further, by understanding the nature of the power of platforms and the power of gatekeepers, we will be able to capture the true dimension of the powers involved in the the internet giants’ relationships and propose a new approach capable of answering the key questions posed by these new digital entities. To this end, it is intended, firstly, to comment on the current theoretical discussion about the nature of these agents and the power emanating from them, in order to criticize the recent international jurisprudence and propose a new approach to the subject. This paper aims to contribute to the debate on the concept of network gatekeepers, as well as to suggest criteria for their identification, and, in the sphere of competition law, to propose a special liability regime to network gatekeepers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
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