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2019_LeticiaMenezesRodriguesBonifacio_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)662,66 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorNascimento, Paulo Gustavo Barboni Dantas-
dc.contributor.authorBonifácio, Letícia Menezes Rodrigues-
dc.identifier.citationBONIFÁCIO, Letícia Menezes Rodrigues. A educação em dor para profissionais de saúde com princípios de neurociência. 2019. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável que é associada a lesões reais ou potenciais ou descrita em termos de tais lesões é o quinto sinal vital. Devido ao aumento considerável na prevalência da dor crônica, é necessário que os profissionais de saúde sejam preparados para atuarem nesse cenário. O objetivo do estudo foi avaliar quali-quantitativo a formação em Dor dos estudantes da Faculdade de Ceilândia. Foi avaliado o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, as ementas das disciplinas obrigatórias e optativas desses cursos, o currículo lattes dos docentes dos colegiados e os projetos de extensão da Faculdade de Ceilândia (FCe). Foi observado que nenhum PPP contemplou a dor, mas incentiva a interdisciplinaridade. O curso de Enfermagem tem proporção de 10%, Farmácia e Fisioterapia 7% e Terapia Ocupacional 2% de conteúdo de dor nas disciplinas durante o curso. O colegiado de Enfermagem tem 12 professores que possuem artigo ou pesquisa sobre dor, enquanto Fisioterapia tem 10 professores, Farmácia 3 e Terapia Ocupacional 4 docentes. Dos artigos e projetos de pesquisa desenvolvidos na FCe, 25 trabalhos falam sobre o tratamento da dor, enquanto 16 são relacionados ao Diabetes, 13 tratam sobre idosos e 14 sobre lombalgia. Existe um projeto de extensão envolvendo o tema dor. Conclui-se que a sugestão da IASP do desenvolvimento de atividades de interdisciplinaridade, divulgação científica na área da dor, aspectos biopsicossociais são trabalhados na FCe. Sugere-se novas abordagens para a educação em dor para os alunos de graduação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação em dorpt_BR
dc.subject.keywordDorpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.keywordFaculdade de Ceilândiapt_BR
dc.titleA educação em dor para profissionais de saúde com princípios de neurociênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T18:58:50Z-
dc.date.available2020-07-28T18:58:50Z-
dc.date.submitted2019-12-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24997-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoPires, Kênia Fonseca-
dc.description.abstract1Pain is the fifth vital sign and a major driver of seeking health care products for treatment. This is an unpleasant sensory and emotional experience associated with actual or potential tissue damage, or described in terms of such damage. To reduce the increased prevalence of chronic pain, health professionals need to be properly prepared to act in this scenario. Training should be initiated at the undergraduate level, focusing on the biopsychosocial model approach, which looks beyond the biological as well as the psychological and social aspects of the patient, in addition to seeking the execution in conjunction with other professionals for the best pain treatment. The objective of the study was to qualitatively evaluate the formation in students of the Faculty of Ceilândia. The Pedagogical Political Project (PPP) of the Nursing, Pharmacy, Physiotherapy and Occupational Therapy courses was evaluated as subjects of the compulsory and optional subjects of these courses and of the curriculum of the collegiate teachers. It was observed that no PPP was contemplated. The Nursing course has a proportion of 10%, Pharmacy and Physiotherapy 7% and Occupational Therapy 2% of student content in the subjects during the course. Of the articles and research projects carried out at the Faculty of Ceilândia, 25 papers on pain treatment, while 16 were related to Diabetes Mellitus, 13 to the elderly and 14 to low back pain. New approaches to undergraduate education are suggested.pt_BR
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus UnB Ceilândia



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