Título: | Fundamentos teórico-metodológicos do projeto de extensão : círculos formativos com professores iniciantes/ingressantes |
Autor(es): | Catoira, Marina Margarita Martin |
Orientador(es): | Costa, Ana Sheila Fernandes |
Assunto: | Extensão universitária Professores - prática profissional |
Data de apresentação: | 16-Dez-2019 |
Data de publicação: | 28-Jul-2020 |
Referência: | CATOIRA, Marina Margarita Martin. Fundamentos teórico-metodológicos do projeto de extensão: círculos formativos com professores iniciantes/ingressantes. 2019. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O trabalho de conclusão de curso “Fundamentos teórico-metodológicos do projeto de extensão: Círculos Formativos” surgiu em meio a debates sobre a constituição da profissionalidade de professores iniciantes/ingressantes da rede de educação pública do Distrito Federal. É um projeto de ação extensionista que deriva do projeto guarda-chuva, projeto de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos – GEPFAPe que visa acompanhar e analisar a inserção dos professores iniciantes/ingressantes no espaço da docência em instituições públicas de educação. Este trabalho tem por objetivo acompanhar o empreendimento das atividades na Escola Classe 831 de Samambaia – DF e relacionar as ações aos fundamentos teóricos que suscitaram a elaboração dos Círculos Formativos, ação de formação inicial e continuada, que ocorre dentro da Universidade de Brasília e, mensalmente, no espaço de coordenação coletiva da Escola Classe 831. O presente trabalho foi elaborado a partir de observação participativa e acompanhamento das atividades no período de 3 semestres e pesquisa bibliográfica e documental. Pretende-se observar a atividade extensionista e analisar seus fundamentos na teoria, uma vez que todo o seu desenvolvimento está atrelado a uma concepção de práxis em Vásquez e Curado Silva e na pedagogia históricocrítica (Saviani) e sua didática (Gasparin), bem como em uma concepção de extensão processual-orgânica (Reis) e fortemente atrelado aos círculos de cultura, em Freire. |
Abstract: | The present paper “Theoretical foundations of the formative circles extension project” emerged in the midst of debates about the professionalism constitution of beginning/new teachers from the public educational network of Federal District – Brazil. It is an extension action project that was born from an umbrella-project, a research of the Study and Research Group on Teacher Training and Performance, which is named GEPFAPE and seeks monitoring and analyzing the insertion of beginning/new teachers in the teaching space of the public schools. This work aims to accompany the universitary extension activities in the 831 School of Samambaia – DF and relate the actions to the theoretical foundations that leaded the elaboration of Formative Circles, an initial and continuous formation action, which takes place within the University of Brasilia and, monthly, in the collective formation moment that happens at 831 School of Samambaia -DF during collective coordination moments. The present work was elaborated from participative observation and monitoring of the activities in the period of 3 semesters and based on a bibliographic research. It is intended to observe the extension activity and relate it to its theoretical foundations, since all its development is linked to a praxis’s conception based on Vázquez and Curado Silva prepositions and in historical-criticist pedagogy (Saviani) and its didactics (Gasparin) as well as in a conception of organic-procedural extension (Reis) and strongly related to Freire’s cultural circles. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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