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dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorSousa, Karina Martins de-
dc.identifier.citationSOUSA, Karina Martins de. Notícias sobre a dimensão lúdica na educação infantil (DF, 2019). 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO acompanhamento da legislação sobre a Educação Infantil (RCNEI, DCNEI, BNCC, Currículo em Movimento, DF) permite apontar que a dimensão lúdica (brincar – jogos, brinquedos, brincadeiras) é indicada para a primeira etapa da educação básica, ou seja, deve ser considerada na proposição da prática docente. Diante da orientação legal, o olhar se voltou para o jornal Correio Braziliense, que circula desde a inauguração da capital (1960), com o objetivo de analisar como o brincar comparece nas matérias publicadas. A hipótese é a de que, seguindo o panorama legal, as notícias privilegiariam o brincar relacionado à Educação Infantil. A pesquisa demonstrou que, na concepção desse jornal, os jogos educativos, a brincadeira, a ludicidade são aspectos importantes para o desenvolvimento da criança. Contudo, apresentam-se ainda poucas matérias disseminadas nas mídias de comunicação. Alguns autores contribuem na fundamentação teórica deste trabalho, como Kishimoto, Benjamin, Vygotsky e Brougère, que reforçam que a presença da dimensão lúdica na educação da criança pequena contribui indelevelmente para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, social da criança. Em contrapartida, utilizouse outros estudos científicos, disponibilizados na base da Anped, da Biblioteca Digital de TCCs/Monografias da UnB (BDM) e da Scielo. Resumidamente, é possível indicar que o brincar comparece neste trabalho como relevante para aquisição do conhecimento e construção de pensamento na infância. Deve ser valorizado por todos que fazem parte do universo da criança.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação lúdicapt_BR
dc.titleNotícias sobre a dimensão lúdica na educação infantil (DF, 2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T15:53:42Z-
dc.date.available2020-07-28T15:53:42Z-
dc.date.submitted2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24981-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1A follow-up of the legislation on early childhood education (RCNEI,DCNEI,BNCC, Currículo em Movimento, DF) allows one to assert that the ludic dimension (the act of playing – with games and toys) is commended for the first stages of preschool, that is, it must be considered in the formulation of the teacher’s actions. In face of legal considerations, the attention of this work is centered on the Correio Braziliense newspaper, which is issued daily since the foundation of the capital (1960), with the purpose of analyzing how the act of playing materializes in that newspaper’s pubished articles. The hypothesis under consideration is that, in accordance with the legal framework, the newspaper articles would favor the act of playing linked to early childhood education. The research showed that, in that newspaper’s conception, the educational games and the ludicity are important aspects for children’s development. However, few articles are dedicated to that subject in mass media communications industry. A number of authors provide pivotal theoretical insight for this work, such as Kishimoto, Benjamin, Vygotsky and Brougère, all of which reinforce that the presence of the ludic dimension in children’s education contributes indelibly for the cognitive, affective and social development of children. In addition, other scientific studies were employed as reference, which are available in the Anped database, in the digital library of monographies of UnB (BDM) and in Scielo. In summary, in this work it is possible to conclude that the act of playing arises in that newspaper as essential to the attainment of knowledge and to the thought building process in youth. It must be appreciated by all who are part of children’s universe.pt_BR
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