Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24964
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WaldomiroOliveiradeSouza_tcc.pdf471,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educando com necessidades espaciais, desafios e possibilidades para se realizar a educação inclusiva
Autor(es): Souza Filho, Waldomiro Oliveira de
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Educação
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Educação de crianças
Data de apresentação: 1-Dez-2018
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: SOUZA FILHO, Waldomiro Oliveira de. Educando com necessidades espaciais, desafios e possibilidades para se realizar a educação inclusiva. 2018. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.
Resumo: Esta monografia tem como finalidade trazer uma avaliação da educação inclusiva na Escola municipal Santa Luzia no município de Carinhanha-Ba situada a zona rural. Educando com necessidades é um tema que nos faz refletir sobre como as crianças que apresentam dificuldades para frequentar as aulas ou se locomover até a escola. O envolvimento da família neste processo que é de fundamental importância, ou seja, o comprometimento dos pais para com os filhos neste aprendizado. Os alunos considerados especiais mostram um lado da educação em que o aluno que tem dificuldades para se locomover ou dificuldades no aprendizado, em muitos casos ficam desamparados e acabam por simplesmente ir e voltar da escola e não aprender nada. O suporte educacional é falho e os professores não conseguem proporcionar a estes alunos um acompanhamento como deveria. Uma carga horária incompatível com a realidade e falta de preparo para a tarefa de educar crianças com necessidades espaciais. Considerando todas estas características, o presente trabalho pretende analisar e obter dados para conseguir obter um panorama educacional inclusivo na instituição de ensino da zona rural de Carinhanha, onde o principal suporte é o NAEIC (núcleo de atendimento da educação inclusiva de Carinhanha), e as condições de atendimento para essas crianças na escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.