Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24958
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GiullioCesarDaSilvaBarbosa_tcc.pdf989,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O fenômeno da inserção estratégica da área de gestão de pessoas : alinhamento entre políticas e práticas de gestão estratégica e as diretrizes organizacionais
Autor(es): Barbosa, Giullio César da Silva
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Gestão estratégica
Gestão de pessoas
Administração pública
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: BARBOSA, Giullio César da Silva. O fenômeno da inserção estratégica da área de gestão de pessoas: alinhamento entre políticas e práticas de gestão estratégica e as diretrizes organizacionais. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os desafios do alinhamento estratégico com as políticas e práticas de Gestão Estratégica de Pessoas envolvem não só aspectos institucionais, organizacionais e setoriais, mas sobretudo políticos. O histórico da administração pública brasileira comprova o quanto interesses políticos sobrepunham escolhas técnicas na tomada de decisão, o que resulta em práticas clientelísticas. Para que a unidade de gestão de pessoas alcance o alinhamento estratégico se faz prioritário sua inserção estratégica nas principais arenas decisórias. O objetivo deste trabalho foi descrever o processo de inserção estratégica da área de Gestão de Pessoas e seus profissionais nas arenas decisórias de duas organizações públicas. Esta pesquisa de caráter qualitativo, coletou dados por meio do levantamento de opiniões. Com base em entrevistas semiestruturadas, foram transcritos relatos dos principais representantes de GP das instituições selecionadas. Através da técnica analise de conteúdo, foi possível identificar que as habilidades políticas do líder de GP constituem fator primordial para o sucesso da inserção estratégica. As habilidades mais empregadas pelo representante de Gestão de Pessoas, foram o Produção e Controle de Informações e a construção de uma rede de interação entre os executivos chave da organização (Networking).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.24958
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.