Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/24934
Título: | Estudo dos fatores associados ao desempenho e ao fluxo escolar utilizando modelos de equações estruturais |
Autor(es): | Rocha, Lucas Rodrigues |
Orientador(es): | Vinha, Luís Gustavo do Amaral |
Assunto: | Equações estruturais Desempenho escolar Fluxo escolar Avaliação educacional Modelagem de equações estruturais |
Data de apresentação: | 3-Jul-2018 |
Data de publicação: | 28-Jul-2020 |
Referência: | ROCHA, Lucas Rodrigues. Estudo dos fatores associados ao desempenho e ao fluxo escolar utilizando modelos de equações estruturais. 2018. xii, 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Ao considerar os problemas de desigualdade que o Brasil enfrenta, vê-se cada
vez mais a importância em garantir qualidade e equidade no ensino brasileiro. Ofertar
educação básica de qualidade implica em enfrentar a desigualdade social e assegurar
a educação como um dos princípios básicos dos direitos humanos. Dessa forma, esse
estudo foi realizado com intuito de prover informações sobre o contexto educacional
como contribuição para a melhoria da qualidade do ensino. Com dados provenientes
do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2015, foi proposto um modelo
de equações estruturais para analisar fatores associados ao desempenho acadêmico
e ao fluxo escolar de alunos do 9o ano de escolas públicas do Centro-Oeste. Este modelo
foi construído de forma que desempenho e fluxo escolar foram construtos endógenos
influenciados pelos construtos exógenos capital socioeconômico, infraestrutura
escolar e nível de violência. Resultados do ajuste do modelo indicaram infraestrutura
como construto exógeno não significativo para os desfechos em estudo. Concluiu-se
com o modelo final que existem evidências estatísticas suficientes para afirmar que o
desempenho e fluxo escolar são influenciados positivamente pelo capital socioeconômico
e negativamente pelo nível de violência. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Estatística
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.