Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24934
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasRodriguesRocha_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)380,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo dos fatores associados ao desempenho e ao fluxo escolar utilizando modelos de equações estruturais
Autor(es): Rocha, Lucas Rodrigues
Orientador(es): Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Assunto: Equações estruturais
Desempenho escolar
Fluxo escolar
Avaliação educacional
Modelagem de equações estruturais
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: ROCHA, Lucas Rodrigues. Estudo dos fatores associados ao desempenho e ao fluxo escolar utilizando modelos de equações estruturais. 2018. xii, 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Ao considerar os problemas de desigualdade que o Brasil enfrenta, vê-se cada vez mais a importância em garantir qualidade e equidade no ensino brasileiro. Ofertar educação básica de qualidade implica em enfrentar a desigualdade social e assegurar a educação como um dos princípios básicos dos direitos humanos. Dessa forma, esse estudo foi realizado com intuito de prover informações sobre o contexto educacional como contribuição para a melhoria da qualidade do ensino. Com dados provenientes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2015, foi proposto um modelo de equações estruturais para analisar fatores associados ao desempenho acadêmico e ao fluxo escolar de alunos do 9o ano de escolas públicas do Centro-Oeste. Este modelo foi construído de forma que desempenho e fluxo escolar foram construtos endógenos influenciados pelos construtos exógenos capital socioeconômico, infraestrutura escolar e nível de violência. Resultados do ajuste do modelo indicaram infraestrutura como construto exógeno não significativo para os desfechos em estudo. Concluiu-se com o modelo final que existem evidências estatísticas suficientes para afirmar que o desempenho e fluxo escolar são influenciados positivamente pelo capital socioeconômico e negativamente pelo nível de violência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.