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Título: Desenvolvimento de matriz de soluções de pavimentos adaptada às condições do Distrito Federal
Outros títulos: Development of solution matrix of pavement projects adapted to Distrito Federal conditions
Autor(es): Nunes, Rodrigo Alves de Ávila
Orientador(es): Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de
Coorientador(es): Zanchetta, Fabio
Assunto: Pavimentação asfáltica
Pavimentos - manutenção e reparos
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: NUNES, Rodrigo Alves de Ávila. Desenvolvimento de matriz de soluções de pavimentos adaptada às condições do Distrito Federal. 2018. xv, 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho consiste no desenvolvimento de dois produtos: uma Matriz de Soluções de Projetos de Manutenção Rodoviária e outra de Soluções de Projetos de Construção de Pavimentos Novos. Essas matrizes são construídas para viabilizar a gestão dos ativos rodoviários em nível de rede e dinamizar os processos de mobilização de equipes para execução de obras de manutenção e construção, respectivamente, fornecendo critérios de projetos previamente calculados e adequados para cada caso particular. A proposta é adaptar a estrutura dos catálogos de soluções desenvolvidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Rodoviária (DNIT), responsável pela gerência da malha federal brasileira, ao contexto de tráfego do Distrito federal, cuja malha possui menores volumes de veículos comerciais. Imaginou-se que o maior detalhamento das faixas de tráfego menos intensas enriqueceria a versatilidade de soluções para o cenário urbano, o que não foi constatado no fim do desenvolvimento do catálogo de manutenção, uma vez que as soluções resultantes para as duas faixas mais leves foram exatamente as mesmas. Com relação ao catálogo de construção de pavimentos novos, foram pré-dimensionadas soluções por meio da metodologia tradicional, para então redimensiona-las por uma análise mecanicista, utilizando o programa ELSYM5 para o cálculo das deformações específicas críticas e aplicando o modelo de previsão de fadiga do “Asphalt Institute”. Nessa etapa foi possível perceber a deficiência da metodologia tradicional, bem como a relevância da utilização de bases rígidas para retardar o fenômeno da fadiga do revestimento.
Abstract: The present work consists in the development of two products: a Matrix of Solutions of Projects of Road Maintenance and another one of Solutions of Projects of Construction of New Pavements. These matrices are built to enable the management of road assets at the network level and to streamline the process of mobilizing teams to carry out maintenance and construction works, respectively, providing project criteria previously calculated and adequate for each particular case. The proposal is to adapt the structure of the catalogs of solutions developed by the National Department of Road Infrastructure (DNIT), responsible for the management of the Brazilian federal network, to the context of the Federal District traffic, whose mesh has lower volumes of commercial vehicles. It was envisaged that the greater detailing of the less intense traffic lanes would enrich the versatility of solutions for the urban scenario, which was not observed at the end of the development of the maintenance catalog, since the resulting solutions for the two lighter lanes were exactly the same. Regarding the new pavement construction catalog, solutions were pre-dimensioned using the traditional methodology, then resized by a mechanistic analysis, using the ELSYM5 program for the calculation of specific critical deformations and applying the predictive model of fatigue of the "Asphalt Institute". In this stage, it was possible to perceive the deficiency of the traditional methodology, as well as the relevance of the use of rigid bases to retard the phenomenon of the fatigue of the coating.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
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