Resumo: | Este projeto tem como tema: “A importância de brincar na educação infantil”, da linha de pesquisa da docência. Essa temática é importante, pois, sabemos que hoje a criança aprende brincando. O jogo para a criança é o exercício e a preparação para a vida adulta, é através das brincadeiras, seus movimentos, suas interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades de forma positiva. O objetivo deste trabalho é proporcionar às crianças a oportunidade de ampliar o desenvolvimento de suas habilidades sociais através de atividades lúdicas interativas e de vivência, aprender o respeito pelas regras em relação às atividades e ao grupo, desenvolver a coordenação motora, percepção visual e concentração nas brincadeiras, e estimular a socialização saudável em decorrência dos jogos e brincadeiras. Os conteúdos que serão trabalhados são: jogos, brincadeiras, movimento, percepção visual e raciocínio lógico. As estratégias e ferramentas utilizadas são o desenvolvimento de atividades lúdicas, como: Bingo de Letras, boliche de letras, dança da cadeira, morto-vivo, jogo da memória e brincadeiras livres. A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua, observando as reações e participações nas brincadeiras e jogos, seu desempenho e interação nas atividades. Para a fundamentação das teorias foram utilizados os seguintes autores: ALMEIDA, 2012, BRASIL. - Brasília: MEC/SEF, 1998, BRASIL, RCNEI 1998, CHIZZOTTI, 1991, CHIZZOTTI, 1998, FERREIRA, 2003, FROEBEL, 2001, FREIRE, J. B., 1945, GRASSI, 2008, KISHIMOTO, 1996, KISHIMOTO, 1999, KISHIMOTO, 1993, PIAGET, 1976, 1978.1998, WAJSKOP, 2007, WINNICOTT, 1982, ZANLUCHI, 2005. |