Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24912
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaAparecidadosSantos_tcc.pdf468,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância de brincar na educação infantil da escola municipalizada Professor Otavio Samuel dos Santos
Autor(es): Santos, Maria Aparecida dos
Orientador(es): Silva, Ana Rute Fortes Barbosa da
Assunto: Brincadeiras
Educação de crianças
Jogos educativos
Atividades lúdicas
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 1-Dez-2018
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: SANTOS, Maria Aparecida dos. A importância de brincar na educação infantil da escola municipalizada Professor Otavio Samuel dos Santos. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.
Resumo: Este projeto tem como tema: “A importância de brincar na educação infantil”, da linha de pesquisa da docência. Essa temática é importante, pois, sabemos que hoje a criança aprende brincando. O jogo para a criança é o exercício e a preparação para a vida adulta, é através das brincadeiras, seus movimentos, suas interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades de forma positiva. O objetivo deste trabalho é proporcionar às crianças a oportunidade de ampliar o desenvolvimento de suas habilidades sociais através de atividades lúdicas interativas e de vivência, aprender o respeito pelas regras em relação às atividades e ao grupo, desenvolver a coordenação motora, percepção visual e concentração nas brincadeiras, e estimular a socialização saudável em decorrência dos jogos e brincadeiras. Os conteúdos que serão trabalhados são: jogos, brincadeiras, movimento, percepção visual e raciocínio lógico. As estratégias e ferramentas utilizadas são o desenvolvimento de atividades lúdicas, como: Bingo de Letras, boliche de letras, dança da cadeira, morto-vivo, jogo da memória e brincadeiras livres. A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua, observando as reações e participações nas brincadeiras e jogos, seu desempenho e interação nas atividades. Para a fundamentação das teorias foram utilizados os seguintes autores: ALMEIDA, 2012, BRASIL. - Brasília: MEC/SEF, 1998, BRASIL, RCNEI 1998, CHIZZOTTI, 1991, CHIZZOTTI, 1998, FERREIRA, 2003, FROEBEL, 2001, FREIRE, J. B., 1945, GRASSI, 2008, KISHIMOTO, 1996, KISHIMOTO, 1999, KISHIMOTO, 1993, PIAGET, 1976, 1978.1998, WAJSKOP, 2007, WINNICOTT, 1982, ZANLUCHI, 2005.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.