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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorBarbosa, Wendy de Sousa-
dc.identifier.citationBARBOSA, Wendy de Sousa. Aspectos pedagógicos da aprendizagem significativa. 2019. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa intitulada “Aspectos pedagógicos da aprendizagem significativa”, tem como objetivo geral analisar as concepções dos professores sobre a aprendizagem significativa e o trabalho destes voltado à construção deste modelo de aprendizagem. O estudo, de natureza qualitativa, pautou-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo realizado no 5º ano do ensino fundamental I, em escolas públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de perguntas abertas e fechadas aplicado à 9 professores atuantes no mesmo segmento. Os fundamentos teóricos acompanharam os estudos de Ausubel (1980 e 2003) para abordar a teoria da aprendizagem significativa, Vygosky (2009, 2014 e 2015) para contextualizar a interação social, Freire (1997 e 2002) e Dantas (2007) para materializar a formação docente a partir da perspectiva de uma educação transformadora e libertadora. Os resultados apontam que as concepções de aprendizagem significativa ultrapassam os muros da escola, tendo em vista que, quando o professor incentiva o pensamento crítico do aluno, o permite agir seu protagonismo na sociedade. Por fim, espera-se despertar/contribuir para a conscientização dos docentes quanto à importância de utilizar e apropriar-se de práticas pedagógicas capazes de aprimorar e desenvolver o aluno, além disso, oportunizar e valorizar estratégias pedagógicas que agucem a ação autônoma do aluno na escola, propiciando-o ser também o sujeito da sua aprendizagem, neste caso, valorizando a aprendizagem significativa na sala de aula.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordAutonomia - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.titleAspectos pedagógicos da aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T11:07:40Z-
dc.date.available2020-07-28T11:07:40Z-
dc.date.submitted2019-07-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24906-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research entitled "Pedagogical Aspects of Meaningful Learning" has the general objective of analyzing teachers' conceptions about meaningful learning and their work aimed at the construction of this learning model. The qualitative study was based on bibliographical, documentary and field research, being carried out in the 5th year of elementary school I, in public schools of the Education Department of the Federal District. The research instrument used was the open and closed questionnaire applied to 9 teachers working in the same segment. The theoretical foundations followed Ausubel's (1980 and 2003) studies to address the theory of meaningful learning, Vygosky (2009, 2014 and 2015) to contextualize social interaction, Freire (1997 and 2002) and Dantas (2007) to materialize teacher education from the perspective of a transformative and liberating education. The results show that the conceptions of meaningful learning surpass the walls of the school, considering that when the teacher encourages the critical thinking of the student, this allows him to act actively in society. Finally, it is hoped to awaken/contribute to the awareness of teachers about the importance of using and appropriating pedagogical practices capable of improving and developing the student, besides, opportunizing and valuing pedagogical strategies that agiven the student's autonomous action in the school, making it also the subject of their learning, in this case, valuing meaningful learning in the classroom.pt_BR
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