Título: | A educação ambiental na Escola Municipal Alci Alves Moreira Tia Cici : Cavalcante/Goiás |
Autor(es): | Galvão, Ricardo Alexandre Garcia |
Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello |
Assunto: | Educação ambiental Escolas Consciência ambiental Ensino fundamental |
Data de apresentação: | 29-Nov-2018 |
Data de publicação: | 28-Jul-2020 |
Referência: | GALVÃO, Ricardo Alexandre Garcia. A educação ambiental na Escola Municipal Alci Alves Moreira Tia Cici : Cavalcante/Goiás. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2018. |
Resumo: | O Presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral compreender como está sendo desenvolvida a Educação Ambiental nas turmas do 4º e 5º ano da Escola Municipal Alci Alves Moreira. Os objetivos específicos são: Apresentar uma contextualização de como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta a Educação Ambiental para Ensino Fundamental 1ª fase; Compreender porque a escola precisa educar para as questões ambientais e pesquisar a percepção dos professores sobre conceitos e práticas ambientais na escola. Esse trabalho surgiu da necessidade em se preocupar com os problemas ambientais que hoje afeta a todos em nosso planeta, ainda da falta de consciência por parte de pessoas que destroem a natureza, com isso gera todos os problemas ambientais que temos hoje. Logo esse problema precisa ser discutido e ensinado dentro de sala de aula. Sendo assim esse trabalho monográfico parte dos questionamentos: Como está sendo desenvolvida a Educação Ambiental na Escola Municipal Alci Alves Moreira? Quais ações didáticas estão sendo usadas pelos docentes do 4º ano e 5º ano das turmas A? A Metodologia usada foi à pesquisa descritiva e exploratória. Logo, se conclui que a Educação Ambiental é uma ótima estratégia de promover grandes mudanças no meio escolar e na sociedade atual. Trabalhando a Educação em sala de aula se conscientiza toda a comunidade, porque essas crianças repassam o que aprenderam para suas famílias e para o meio em que vivem. Pois, é pela Escola que passa os cidadãos, quando estão em fase de construção de sua identidade ética e moral, sendo assim dentro desse ambiente é um bom local para se trabalhar a valorização e o uso consciente do Meio Ambiente. A Educação ambiental está sendo desenvolvida na escola por meio de palestras, rodas de conversa, oficina dos R(reduzir, reutilizar e reciclar) e através de filmes. |
Abstract: | The present work of course completion has the general objective to understand how the Environmental Education is being developed in the classes of 4th and 5th year of Alci Alves Moreira Municipal School. The specific objectives are: To present a contextualization of how the National Curricular Common Base (BNCC) presents Environmental Education for Elementary School 1st stage; Understand why school needs to educate for environmental issues and research teachers' perceptions of environmental concepts and practices in school. This work arose from the need to worry about the environmental problems that today affects everyone on our planet, even from the lack of awareness on the part of people who destroy nature, with which it generates all the environmental problems that we have today. Soon this problem needs to be discussed and taught within the classroom. Thus, this monographic work is part of the questions: How is Environmental Education being developed at Alci Alves Moreira Municipal School? Which didactic actions are being used by the teachers of the 4th year and 5th year of classes A? The Methodology used was descriptive and exploratory research. Therefore, it is concluded that Environmental Education is an excellent strategy to promote great changes in the school environment and in the current society. Working on classroom education makes the whole community aware, because these children pass on what they have learned to their families and to the environment in which they live. For it is the School that passes the citizens, when they are in the process of constructing their ethical and moral identity, being so within this environment is a good place to work for the valorization and conscious use of the Environment. Environmental education is being developed at the school through lectures, talk wheels, R workshops (reduce, reuse and recycle) and through films. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.