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2018_EliandraDeOliveiraBezerra_tcc.pdf902,62 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Francisco Thiago-
dc.contributor.authorBezerra, Eliandra de Oliveira-
dc.identifier.citationBEZERRA, Eliandra de Oliveira. Educação étnico-racial na educação infantil: metodologia de ensino. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasiléia-AC, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de estudo realizados em Instituição de Ensino Infantil do Município de Brasiléia-AC, com o intuito de identificar e compreender como estava sendo trabalhada a proposta de Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, sobretudo, a concepção dos professores sobre a Educação Étnico-Racial, modo como a Educação Étnico-Racial é desenvolvida pela escola, e materiais utilizados nas aulas de educação Étnico-Racial, além de analisar o Projeto Político Pedagógico e projetos pedagógicos realizados pela escola. Para tanto tomou como objeto de estudo as praticas pedagógicas de cinco professoras, bem como plano didático da Coordenadora Pedagógica, que orientam-se com base no que diz as Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, conforme Lei 10.639/03, que prevê trabalhar as questões étnico-raciais como estratégia de ensino, incorporando nas crianças atitudes de aceitação do outro a partir das diferenças, acreditando em suas potencialidades e respeitando seus ritmos e desejos. Sendo a Educação Infantil a primeira etapa da educação da criança, a inserção dessa temática desde os anos iniciais possibilitará a assimilação dos conteúdos com a prática, levando-as a desenvolver habilidades de conviver com as diferenças, sem preconceito ou descriminação. Esse estudo pode ser definido como uma Pesquisa Descritiva - que se preocupa com a atuação prática, estudando e analisando com base no registro e interpretação dos fatos do mundo físico sem interferência ou manipulação destes. Esperamos contribuir mostrando a importância de trabalhar a temática em sala de aula.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.keywordPreconceito racialpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleEducação étnico-racial na educação infantil : metodologia de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T10:49:55Z-
dc.date.available2020-07-28T10:49:55Z-
dc.date.submitted2018-12-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24901-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to present the results of a study carried out in a Children's Institution of the Municipality of Brasiléia-AC, in order to identify and understand how the proposal of Ethnic-Racial Education in Child Education was being worked out, above all, the conception of teachers on Ethnic Racial Education, how Ethnic Racial Education is developed by the school, and materials used in Ethnic Racial Education classes, as well as analyzing the Political Pedagogical Project and pedagogical projects carried out by the school. In order to do so, she took as object of study the pedagogical practices of five teachers, as well as didactic plan of the Pedagogical Coordinator, which are guided by the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of History and Afro-Brazilian and African Culture, according to Law 10.639 / 03, which aims to work ethno-racial issues as a teaching strategy, incorporating in children attitudes of acceptance of the other from differences, believing in their potentialities and respecting their rhythms and desires. Since Early Childhood Education is the first step in the education of children, insertion of this theme from the earliest years will make it possible to assimilate contents with practice, leading them to develop skills of living with differences without prejudice or discrimination. This study can be defined as a Descriptive Research - which is concerned with practical action, studying and analyzing based on the record and interpretation of the facts of the physical world without interference or manipulation of these. We hope to contribute by showing the importance of working on the theme in the classroom.pt_BR
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