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Título: Universidade de Brasília e estudantes surdos : acesso e permanência
Autor(es): Barcelos, Pâmela Aline Ferreira
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Educação
Surdos - educação
Evasão universitária
Ensino superior
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Data de apresentação: 9-Set-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: BARCELOS, Pâmela Aline Ferreira. Universidade de Brasília e estudantes surdos: acesso e permanência. 2019. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa investigou como se dá o acesso e a permanência do estudante surdo dentro da universidade, em especial a Universidade de Brasília. Tendo em vista toda a trajetória da educação de surdos no ensino superior, buscou-se compreender de que forma a atual educação está sendo construída garantindo uma educação de qualidade para esses alunos, relacionando o apoio pedagógico que a universidade oferece para esses estudantes, se está se dando de forma satisfatória, ou não. Com o intuito de fundamentar esta pesquisa foram utilizados pensadores e pesquisadores que teorizam sobre a história da educação de surdos de um modo mais amplo; além de decretos e leis que tratam da educação dos surdos de maneira geral e no ensino superior. A pesquisa foi realizada a partir da metodologia qualitativa na qual foram realizadas entrevistas com seis estudantes surdos que estão matriculados na Universidade de Brasília (UnB), a fim de entender o real contexto destes alunos no que se refere ao acesso e a permanência. Tendo como referências essas abordagens, procuramos compreender as relações que existem entre a teoria e os aspectos relacionados ao acesso e a permanência destes estudantes na UnB. Ao fim desta pesquisa, foi possível compreender as falhas na inserção do estudante surdo dentro da universidade principalmente no que diz respeito à acessibilidade no momento do edital para o vestibular na inserção do curso LSB- PSL (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira – Português como Segunda Língua), e as demandas relacionadas à permanência destes estudantes na universidade, como por exemplo, relacionadas ao acesso à informações pertinentes ao mundo acadêmico, apoio pedagógico complementar, acessibilidade nos demais cursos da UnB.
Abstract: This research investigated the acess and permanence of the deaf student at the university, especially the University of Brasilia. Given the entire trajectory of deaf education in higher education, we sought to understand how the current education is being built ensuring a quality education for these students, relating the pedagogical support that the university offeres to the students, if it is satisfactorily or not. In order to support this research we used thinkers and researchers who theorize about the history os deaf education in a broader way; in addition to decrees and laws dealing with deaf education in general and in higher education. The research was conductef from the qualitative methodology in which interviews were conducted with six deaf students who are enrolled at the University of Brasilia (UnB), in order to understand the real context of these students regarding acess and permanence. Taking these approaches as referencer, we seek to understant the relationships that exist between theory and aspects related to access and permanence of these students at UnB. At the end of this research, it was possible to understand the failures in the isertion of the deaf student within the university, especially with regard to accessibility at the time of the announcement for the buccal insetion of the course Degree in Brasilian Sign Language – Portuguese as a Second Language (PSB – PSL), and the demands relatd to the permanence of these students at the university, such as, related to the access to pertinente information, to the academic world, complementary pedagogical support, accessibility in other UnB courses.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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