Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24878
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CeciliaArcoverdeBezerraPires_tcc.pdf3,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Considerações sobre métodos de avaliação subjetiva e objetiva de pavimentos urbanos : o caso de Valparaíso de Goiás - GO
Autor(es): Pires, Cecília Arcoverde Bezerra
Orientador(es): Zanchetta, Fábio
Assunto: Pavimentos - manutenção e reparos
Valparaíso de Goiás (GO)
Pavimentação asfáltica
Pavimentos
Data de apresentação: 20-Out-2019
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: PIRES, Cecília Arcoverde Bezerra. Considerações sobre métodos de avaliação subjetiva e objetiva de pavimentos urbanos: o caso de Valparaíso de Goiás - GO. 2019. xi, 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: No Brasil, as vias pavimentadas, particularmente as vias urbanas, carecem de manutenções programadas para que a vida útil prevista no projeto seja atingida. Em oposição a essa situação, pode ser implantada uma rotina racional de atividades de Manutenção e Reabilitação – M&R mais eficiente, chamada de Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos – SGPU. Um SGPU pode ser dividido em dois níveis, Nível de Rede (em que são obtidos dados de inventário das vias, realizadas avaliações em campo, sugestão de M&R e estimativa de custos) e Nível de Projeto (com definição de materiais e espessuras para projetos específicos). Nesta pesquisa serão avaliadas vias urbanas do Município de Valparaíso de Goiás, no Estado de Goiás, a fim de viabilizar o processo de implementação de um SGPU. Este estudo faz parte de um projeto de Pesquisa aprovado pelo CNPq, em Edital Universal. O objetivo é comparar os resultados de avaliações da condição funcional das vias urbanas mediante aquisição de dados por identificação de defeitos na sua superfície (avaliação objetiva proposta por Zanchetta, 2017) com a avaliação subjetiva obtida com base na aplicação da Escala Visual proposta por Hartgen, 1982, em parceria com o Departamento de Transportes da Prefeitura Municipal de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Os resultados foram analisados com a utilização de estatística descritiva e teste de hipótese, particularmente o Test t de Student. O levantamento de dados sobre a condição dos pavimentos em Valparaíso de Goiás (GO) indicou, para a amostra de segmentos selecionada, uma situação geral boa das vias, o que os torna suficientes para atender à sua finalidade principal, que é a de qualidade de rolamento. A análise estatística mostrou uma elevada amplitude de valores para as condições dos segmentos, indicando que, apesar de uma situação média “boa”, existem pavimentos em diversas condições e que demandam atenção no trecho analisado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.