Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24877
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanielClaudioSantAna_tcc.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação docente e ensino e aprendizagem em disciplinas básicas da computação
Autor(es): Sant’Ana, Daniel Claudio Claudino
Orientador(es): Leite, Leticia Lopes
Assunto: Professores universitários
Ensino superior
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: SANT´ANA, Daniel Claudio Claudino. Formação docente e ensino e aprendizagem em disciplinas básicas da computação. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico sobre a formação docente dos professores universitários no Brasil, com foco nos cursos de Computação, buscando analisar a influência da formação docente no processo de ensino e aprendizagem em disciplinas básicas dos cursos de Computação. Os altos índices de evasão nos cursos superiores de computação, principalmente devido às dificuldades encontradas pelos alunos nas disciplinas básicas oferecidas, tem provocado preocupação entre os profissionais da área e contribui para inúmeros prejuízos do ponto de vista social, acadêmico e econômico. Neste trabalho, apresentamos um instrumento de pesquisa na forma de um questionário autoaplicável que foi respondido por vinte e cinco professores de cinco Instituições de Ensino Superior (publica e privadas) do Distrito Federal. Os resultados apontam que a falta de uma formação específica para a docência do professor universitário pode colaborar para a desmotivação do aluno durante o processo de aprendizagem, contribuindo, portanto, para a evasão dos alunos durante os cursos. Como trabalhos futuros, acreditamos que há vasto campo para ser explorado nessa área específica de conhecimento. Uma delas seria analisar a percepção dos alunos a respeito dos métodos de ensino dos docentes, relacionando o processo de ensino com a formação docente.
Abstract: This work presents a bibliographical research about a teacher training of university professors in Brazil, with emphasis on the courses of computation, seeking the formation of teachers in the process of teaching and learning in basic courses of computer courses. The avoidance rates in the higher disciplines of computation are mainly due to students in the disciplines, the provided practices, are substituted among the professionals of the area and are part of the program of social evaluation from the social, academic and economic point of view. In this work, we present a research method in the form of a self-administered questionnaire that was answered by twenty five teachers from five Higher Education Institutions of the Federal District. The results point out the lack of an orientation towards a teaching of the university professor can collaborate for the demotivation of the student during the learning process, thus contributing to an avoidance of students during the courses. How works futures, believe it there be vast field for explored in where this way of knowledge. One of the following would be the students’ perception about teacher education, relating the teaching process to a teacher education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.