Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24875
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LarissaCamposDeLima_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação ambiental e o processo de construção da conexão e preocupação ambiental com crianças de 8 a 11 anos
Autor(es): Lima, Larissa Campos de
Orientador(es): Pato, Claudia
Assunto: Educação ambiental
Educação de crianças
Consciência ambiental
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: LIMA, Larissa Campos de. A educação ambiental e o processo de construção da conexão e preocupação ambiental com crianças de 8 a 11 anos. 2019. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo pretende investigar a conexão com a natureza e os motivos atribuídos às preocupações ambientais por crianças do terceiro ano do ensino fundamental, na faixa etária entre 8 e 11 anos, estudantes de uma escola pública em Taguatinga-DF. Os objetivos específicos visam apontar o que é a conexão e preocupação ambiental e analisar a educação ambiental no âmbito escolar. O método escolhido para desenvolver a pesquisa foi um survey, as análises foram feitas pelo modo descritivo, para as perguntas abertas foram utilizadas análises categóricas. Percebe-se a falta de conexão presente em nosso modo de viver e na relação que engendramos com o mundo, assim, faz-se acreditar que conseguimos sobreviver sem a natureza. Vivemos em uma época onde as crianças passam a maior parte do seu dia em instituições de ensino, sendo ela primordial para a construção de um conhecimento sobre o meio ambiente, sendo assim a educação ambiental é essencial para se construir uma conexão e preocupação ambiental. Segundo Schultz (2001) é possível afirmar que quanto mais uma pessoa se perceber desconectada da natureza, mais individualista e mais voltada para os próprios interesses ela será, quanto mais se perceber conectada à natureza, mais a pessoa será capaz de considerar os interesses coletivos, incluindo as distintas formas de vida, em suas preocupações e decisões.
Abstract: This study aims to investigate the connection with nature and the reasons attributed to environmental concerns by children in the third year of elementary school, aged between 8 and 11 years, students of a public school in Taguatinga-DF. The specific objectives aim to point out what is the connection and environmental concern and to analyze the environmental education in the school environment. The method chosen to develop the research was a survey, the analyzes were done by descriptive mode, for open questions were used categorical analysis. We perceive the lack of connection present in our way of life and in the relationship we have engendered with the world, thus it is believed that we can survive without nature. We live in a time when children spend most of their day in educational institutions, which is essential for the construction of knowledge about the environment, so environmental education is essential to build a connection and environmental concern. According to Schultz (2001) it is possible to state that the more a person perceives himself disconnected from nature, the more individualistic and more self-interested he will be, the more he perceives himself connected to nature, the more one will be able to consider collective interests, including different forms of life, in their concerns and decisions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.