Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24869
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JosefinaVargasAlkmim_tcc.pdf977,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico na educação infantil
Autor(es): Alkmim, Josefina Vargas
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Ludicidade
Educação de crianças
Aprendizagem lúdica
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: ALKMIM, Josefina Vargas. O lúdico na educação infantil. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.
Resumo: O presente trabalho traz uma discussão sobre a importância do lúdico na Educação Infantil, o papel do educador no ensino da educação infantil, refletindo sobre o início dessas atividades partirem dos princípios, objetivos, isto é um planejamento de atividades em conjunto com os conteúdos, pois o mesmo é um instrumento para a aprendizagem. Assim, relata-se sobre a prática docente e os processos de ensinar e aprender, trabalhada na instituição escolar, de modo critico e reflexivo. Colaborando com o sério compromisso educacional na educação infantil. Dessa forma, faz-se necessário a formação do educador da educação infantil. Para fundamentar a análise de dados, utilizamos os referenciais teóricos dos autores: Libâneo (2011), Moran (2003), Freire (1996), Paiva (1982), Costa (2005), Vygotsky (1984), Borin (1996), Godoy (1995) e outras fontes. Na metodologia de pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa com os instrumentos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada envolvendo professores, direção da escola e observação do ambiente escolar. Em analise aponta a necessidade da formação lúdica dos professores na instituição, porém o que se encontra é uma escola que apesar das dificuldades realiza seu trabalho de forma a atender as necessidades dos educandos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.