Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/24867
Título: | A educação ambiental/reciclagem no discurso dos professores do ensino fundamental : entre o currículo escrito e o vivido |
Autor(es): | Conceição, Josivane Ramos da |
Orientador(es): | Mourão, Ireuda da Costa |
Assunto: | Preservação ambiental Educação ambiental Consciência ambiental |
Data de apresentação: | 1-Dez-2018 |
Data de publicação: | 27-Jul-2020 |
Referência: | CONCEIÇÃO, Josivane Ramos da. A educação ambiental/reciclagem no discurso dos professores do ensino fundamental: entre o currículo escrito e o vivido. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Xapuri-AC, 2018. |
Resumo: | A elaboração desse trabalho foi desenvolvida para obter conhecimento de como que é trabalhada com as crianças dos anos iniciais sobre a educação ambiental. Sabemos que a educação ambiental nos dias atuais é de fundamental importância na preservação do nosso planeta, além de fazer parte do cotidiano. A educação ambiental significa pensar num futuro melhor para as gerações futuras percutindo para o mundo pessoas e todos os seres vivos que aqui vivem, fortalecendo prática e transformando ações em consciências propiciando o bem-estar. A educação ambiental hoje deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. Preservação ambiental é de responsabilidade de todos da sociedade, onde todos tem a missão da conscientização dos efeitos que são causados, temos a responsabilidade de construir um mundo melhor sem prejudicar a natureza. Metodologicamente o trabalho é de cunho qualitativo e o instrumento escolhido o questionário. O mesmo está dividido em três partes sendo a primeira dedicada ao memorial educativo, à segunda apresenta a revisão de literatura contendo a introdução, três capítulos com os seguintes títulos: a educação ambiental: uma necessidade para o mundo atual; o currículo do ensino fundamental e a educação ambiental: dos parâmetros curriculares nacionais à BNCC e o último o papel da escola e do professor no trabalho com a educação ambiental. A terceira parte apresenta a metodologia utilizada, em sequência temos a tabulação, análise e discussão dos dados e posteriormente as considerações finais. Os participantes da pesquisa foram 5 professoras da referida escola, onde todos tem nível superior. O resultado da pesquisa foi considerado satisfatório, pois foi percebido que a escola está trabalhando com o tema trabalhado. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.