Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, José Vieira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Evaneide Vieira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Evaneide Vieira da. Educação inclusiva no contexto escolar. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante-GO, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Fazendo uma análise dos caminhos da Educação Especial, desde seu início até os dias atuais, percebe-se que, a evolução dos serviços desta modalidade caminhou de uma fase inicial, onde tinha caráter assistencialista visando apenas ao bem-estar das crianças com deficiência para uma segunda fase, em que foram priorizados os aspectos médico e psicológico, adentrando às instituições escolares e depois, à integração da educação especial no sistema geral de ensino. Dessa forma, em conformidade com (BRASIL, 2014) políticas públicas têm sido pensadas e implementadas para que as escolas se tornem inclusiva. O Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial apresentou, no ano de 2008, a Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva instituindo assim, uma mudança estrutural nas escolas e implementando políticas púbicas de inclusão educacional, para que venha satisfazer as necessidades de todos os alunos, sejam quais forem as suas características pessoais, psicológicas ou sociais. Para tanto este trabalho buscou, mediante as observações e entrevista analisar as ações/práticas pedagógicas inclusiva da professora em uma sala de aula de 1º ano do ensino fundamental I. Diante de vários teóricos usando para embasamento do trabalho e dos resultados obtidos ao final da pesquisa percebe-se que se faz necessário um repensar sobre as práticas pedagógicas bem como uma estruturação do projeto político pedagógico e uma reformulação do currículo escolar organizando-o de forma que envolva docente- discente, instituição- comunidade e ensino- aprendizagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-27T16:49:05Z | - |
dc.date.available | 2020-07-27T16:49:05Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24864 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|