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Título: O ensino híbrido : suas implicações para formação docente
Autor(es): Coutinho, Caroline de Assis
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Ensino
Professores - formação
Tecnologia da informação e comunicação
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: COUTINHO, Caroline de Assis. O ensino híbrido: suas implicações para formação docente. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: “O ensino híbrido: suas implicações para formação docente” é o título deste trabalho. A pesquisa iniciou-se em 2018 no PIBITI/UnB e foi financiada pela FAPDF. Partiu-se do problema de que este modelo de ensino ainda é pouco conhecido e utilizado pelos professores. O objetivo geral é analisar as implicações do Ensino Híbrido para formação docente. Os objetivos específicos dessa pesquisa são: compreender o papel do professor no âmbito do Ensino Híbrido; identificar as dificuldades encontradas pelos discentes nesse processo formativo e; refletir sua relevância para o trabalho docente. A metodologia, de base qualitativa, partiu de um estudo de caso de uma turma de mestrado em educação que cursava, na época, a disciplina Docência na Educação Superior. A pesquisa bibliográfica e de aplicação de questionário no formato de um formulário online, disponibilizado no Google Drive também foram utilizados no intuito de complementar a investigação. O referencial teórico pautou em Bacich, Neto e Trevissani (2015), Harasim (2005), Moran (2015), Dantas (2007), dentre outros. Os resultados e conclusões apontam que a Educação Híbrida é uma realidade nos tempos de hoje, embora foram constatados alguns aspectos negativos, mas fortemente voltados para o aprender. No que se refere à formação docente, constata-se que houve reconhecimento deste modelo tendo em vista que, se aplicado de modo flexível e interativo, proporciona uma prática docente mediadora, abrindo espaço para inserção do hibridismo tecnológico. Há ainda muito o que se investigar para não se correr o risco do trabalho docente perder o seu protagonismo.
Abstract: “Blended Learning: its implications for teacher training” is the title of this paper. The research started in 2018 at PIBITI / UnB and was funded by the FAPDF. It started of the problem that this teaching model is little known yet and utilized by the teachers. The general objective is to analyze the implications of blended learning for teacher training. The specific objectives of this research are to understand the teacher's role in blended learning; to identify the difficulties identified by the students in this formative process and; to reflect its relevance to teacher training. The methodology has a qualitative basis, it started of a case study of a master's degree class in education, in subject in higher education teaching. In bibliographic research, not only articles and theses were used, but also an online questionnaire, available on GoogleDrive, was applied to complement the stury. The theoretical framework was based on Bacich, Neto and Trevissani (2015), Harasim (2005), Moran (2015), Dantas (2007), among others. The results and conclusions show that blended learning is a reality in the present times, although some negative aspects were found, but strongly focusedon learning. As to teacher training, it is noted that there was a recognition of this model, being that, if applied flexibly and interactively, provides a mediating teaching practice, making room for insertion of technological hybridism. There is much to investigate yet to avoid the risk of teaching work to lose his protagonism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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