Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24861
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NathaliaDeziderioRamosCoelho_tcc.pdf3,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O protagonismo da juventude da quebrada na construção de outros modos de ser/estar na periferia : epistemologias ecológicas e pedagogias de resistência em Ceilândia – DF
Autor(es): Coêlho, Nathália Dezidério Ramos
Orientador(es): Silva, Ana Tereza Reis da
Assunto: Juventude
Periferia
Epistemologia
Ceilândia (DF)
Data de apresentação: 26-Ago-2019
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: COÊLHO, Nathália Dezidério Ramos. O protagonismo da juventude da quebrada na construção de outros modos de ser/estar na periferia: epistemologias ecológicas e pedagogias de resistência em Ceilândia – DF. 2019. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Quais epistemologias ecológicas e pedagogias de resistência as periferias têm produzido? Este trabalho pretende compreender como os espaços de resistência na periferia surgem, como eles funcionam e o que mobiliza os coletivos na construção de outros modos se ser/estar na quebrada. O principal objetivo deste trabalho é compreender as epistemologias ecológicas e pedagogias de resistência presentes em Ceilândia. Busco realizar uma discussão sobre a política de segregação e “higienização espacial” no Distrito Federal, realizada a partir da Campanha de Erradicação de Invasões, e sua relação com injustiças ambientais e o racismo ambiental. Trago as reflexões críticas sobre pedagogias outras, construídas na periferia, dentro dos territórios de resistência. O percurso metodológico foi realizado em diálogo com esses territórios e coletivos, que fazem parte do meu viver cotidiano em Ceilândia. Desse modo, pude entender as suas ações de luta e o que mobiliza a juventude na subversão da lógica hegemônica.
Abstract: Which ecological epistemologies and resistance pedagogies peripheries have been producing? This work intends to understand how peripherical resistance spaces arise, how they function and what mobilize the collective in the construction of other ways of been in the quebrada. The work’s main goal is comprehending the ecological epistemologies and resistance pedagogies in Ceilândia. I search to build a debate about segregation politics and “space cleaning” (gentrification) in Federal District, conducted by Invasions Erradication Company, and its relation to environmental injustices and environmental racism. I bring critical relfections about other pedagogies builded in the peripheries, inside the resistence territories. The methodological approach was made through dialogue with these territories and collective, these are part of my everyday life in Ceilandia. Therefore, I was able to understand their struggle actions and what mobilizes youths in hegemonical logic subversion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.