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dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorRodrigues, Leticia Nunes-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Leticia Nunes. Do Jardim de Infância à Escola Classe: a infância em transição. 2019. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractApós passada uma década da entrada da criança com seis anos no Ensino Fundamental, o objetivo deste trabalho é analisar como a transição da Educação Infantil para a próxima etapa da educação básica acontece no Distrito Federal. Para tanto, optou-se pela revisão bibliográfica e pelo acompanhamento do processo de transição em um Jardim de Infância e duas Escolas Classe localizados na Asa Norte, DF. O levantamento bibliográfico sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental demonstra dois pontos importantes: primeiro, que o tema tem sido muito estudado e, em segundo, que ainda há uma lacuna nos estudos direcionados ao Distrito Federal. E é essa brecha que permite que o presente trabalho, ainda que inicial, contribua para futuras pesquisas. Este trabalho se divide em dois capítulos, sendo o primeiro voltado para a compreensão do debate nacional sobre o tema e o segundo com o acompanhamento do processo nas instituições educativas apontadas. Esse acompanhamento envolveu a ida a reunião com responsáveis no Jardim de Infância e duas visitas às Escolas Classe de destino das crianças da Educação Infantil, com a passagem de questionário com a coordenação/gestão e observação do espaço da escola, principalmente a sala do primeiro ano, local que será frequentado pela criança que sairá da primeira etapa. Nesse sentido, o estudo demonstra que, apesar de todo um direcionamento normativo - nacional e local - sobre o cuidado com a transição, bem como as orientações dadas oficialmente pelas instituições, o processo de transição comparece como algo pontual, a ser realizado ao final do ano e com poucas visitas das crianças à próxima escola, sem que seja percebido nenhum envolvimento pedagógico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordEscolas parquept_BR
dc.titleDo Jardim de Infância à Escola Classe : a infância em transiçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T15:51:48Z-
dc.date.available2020-07-27T15:51:48Z-
dc.date.submitted2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24857-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1A decade after the entry of the six-year-old into elementary school, the aim of this paper is to analyze how the transition from kindergarten to the next stage of basic education happens in Distrito Federal. To do so, was chosen the bibliographic review and the follow-up of the transition process in the kindergarten and two other class schools in Asa Norte, DF. The bibliographic survey on the transition from kindergarten to elementary school demonstrates two important points: first, that the subject has been studied a lot and, secondly, that there’s still a gap in studies directed to Distrito Federal. It is this gap that allows that the present work, even tough initial, contribute to future research. This work is divided into two chapters, the first focused on the understanding of the national debate on the subject and the second with the follow-up of the process in the indicated educational institutions. This follow-up involves a meeting with parents in kindergarten and two visits to the Class schools , with a coordinating / managing questionnaire and observation of the school space, especially in the first grade room, place that will be frequented by the child who leaves the first stage. In this sense, the study demonstrates that, despite all normative guidance - national and local - about the care with the transition, as well the guidelines officially given by the institutions, the transition process appears to be something punctual, a process that happen at the end of the year, with a few visit of the children to the next school, without any pedagogical involvement.pt_BR
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