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Título: A rebelião do corpo contra o conceito : a poética da fragmentação e uma dramaturgia desvinculada da filosofia logocêntrica
Autor(es): Dias, Gabriel Gouvêa Vilela
Orientador(es): Matsumoto, Roberta Kumasaka
Assunto: Fábulas
Logos (Símbolos)
Dramaturgia
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: DIAS, Gabriel Gouvêa Vilela. A rebelião do corpo contra o conceito: a poética da fragmentação e uma dramaturgia desvinculada da filosofia logocêntrica. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo o estudo da dramaturgia fragmentada. Num primeiro momento são analisadas obras dramáticas que tem como base a fábula clássica pautada na poética aristotélica. Desse modo, são expostas e discutidas as características do cânone trágico, que se torna o paradigma da dramaturgia ocidental, o surgimento do drama burguês e sua crise com a perda da função comunicativa do diálogo na modernidade e a emergência das vanguardas históricas que problematizam o papel hierárquico que a palavra até então ocupava no teatro. As propostas de Peter Handke, Antonin Artaud e sobretudo Heiner Müller são apresentadas como exemplo de uma outra dramaturgia, uma dramaturgia que faz uso da poética da fragmentação e que rompe com a tradição literária dramática que segue a filosofia logocêntrica. Por fim, uma análise da peça Hamlet-máquina é feita a partir de duas perspectivas: a recepção do público de uma obra que não possui uma narrativa linear e a relação dos atores e atrizes com um texto fragmentado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
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