Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Matsumoto, Roberta Kumasaka | - |
dc.contributor.author | Dias, Gabriel Gouvêa Vilela | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Gabriel Gouvêa Vilela. A rebelião do corpo contra o conceito: a poética da fragmentação e uma dramaturgia desvinculada da filosofia logocêntrica. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como objetivo o estudo da dramaturgia fragmentada. Num primeiro momento são analisadas obras dramáticas que tem como base a fábula clássica pautada na poética aristotélica. Desse modo, são expostas e discutidas as características do cânone trágico, que se torna o paradigma da dramaturgia ocidental, o surgimento do drama burguês e sua crise com a perda da função comunicativa do diálogo na modernidade e a emergência das vanguardas históricas que problematizam o papel hierárquico que a palavra até então ocupava no teatro. As propostas de Peter Handke, Antonin Artaud e sobretudo Heiner Müller são apresentadas como exemplo de uma outra dramaturgia, uma dramaturgia que faz uso da poética da fragmentação e que rompe com a tradição literária dramática que segue a filosofia logocêntrica. Por fim, uma análise da peça Hamlet-máquina é feita a partir de duas perspectivas: a recepção do público de uma obra que não possui uma narrativa linear e a relação dos atores e atrizes com um texto fragmentado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fábulas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Logos (Símbolos) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dramaturgia | pt_BR |
dc.title | A rebelião do corpo contra o conceito : a poética da fragmentação e uma dramaturgia desvinculada da filosofia logocêntrica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-27T15:08:17Z | - |
dc.date.available | 2020-07-27T15:08:17Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24850 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|