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Título: Escola do trabalhador : uma análise do uso das tecnologias digitais em políticas públicas de qualificação e suas implicações
Autor(es): Cavalcanti, Aryane Rodrigues
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Políticas públicas educacionais
Capacitação profissional
Ensino à distância
Qualificações profissionais
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: CAVALCANTI, Aryane Rodrigues. Escola do trabalhador: uma análise do uso das tecnologias digitais em políticas públicas de qualificação e suas implicações. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Essa pesquisa buscou conhecer as implicações do uso dos recursos tecnológicoinformacionais empregados na Escola do Trabalhador, que é uma política pública de qualificação a distância. Para isso foi realizada uma imersão junto a Universidade de Brasília, que sedia a coordenação da política pública, a fim de observar a dinâmica da gestão bem como realizar a coleta de dados. A metodologia escolhida foi a mista, com coletas de dados sobre os cursistas inscritos no projeto, realização de entrevistas com coordenadores e da observação participante na organização. Os resultados encontrados mostraram que a política pública atinge principalmente o público feminino, jovem, que vive na região sudeste, tendo um grande alcance geográfico em território nacional. Com base nos resultados, concluiu-se que o uso das tecnologias de informação e comunicação em políticas públicas de qualificação a distância tende a democratizar o acesso à qualificação; porém, devido ao baixo investimento em educação e infraestrutura no país, também exclui aqueles indivíduos com baixo letramento e que vivem em regiões com baixa infraestrutura para acesso à internet.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
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